Nos últimos dois dias, 932 pessoas receberam a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Apenas nesta quarta-feira, 10, 465 idosos, com 84 anos ou mais, foram imunizados, por meio do sistema “drive thru”, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). A ação, parceria entre a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF, também vacinou 467 profissionais de saúde, a partir dos 50 anos, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, nesta terça-feira, 9.
O avanço da campanha é fundamental para conter o avanço da Covid-19, e o modelo “drive-thru”, adotado com sucesso em vários países do mundo, permite que as pessoas sejam vacinadas sem sair de seus veículos, diminuindo o risco de contágio e a possibilidade de disseminação do vírus, uma vez que assegura a redução do contato direto entre vacinado e profissionais da saúde. “Além disso, em meio à pandemia, esse modelo proporciona uma vacinação rápida e eficiente da população, e representa importante alternativa para reduzir a sobrecarga do sistema público de saúde”, explica o coordenador do curso de Enfermagem, Thiago César Nascimento.
O professor faz um balanço da ação e reitera que a pandemia mostrou a força das universidades públicas nas diversas iniciativas de enfrentamento. “No âmbito de Juiz de Fora, o termo de cooperação entre o município e a UFJF institucionalizou diversas ações, como, por exemplo, a realização de testes diagnósticos, a produção de álcool em gel, máscaras, protetores faciais, e sabonete líquido, e de um software de sistema de informação para medir a evolução da pandemia. Mais recentemente iniciamos a colaboração junto à cidade no processo de vacinação contra o coronavírus através da ação extensionista ‘Juntos contra a Covid-19’ na modalidade drive thru. Através de ações de extensão universitária como essa, a UFJF leva vacina diretamente às pessoas, cumprindo, assim, seu papel social.”
De acordo com o cronograma já divulgado pela Prefeitura, está confirmado um novo “drive-thru” na Instituição para o dia 17 de março, cujo público-alvo serão os idosos a partir dos 82 anos de idade.
Outros Locais
Os idosos com mais de 84 anos e os profissionais de saúde também podem ser imunizados no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e em sete unidades básicas de Saúde (UBSs):
Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943.
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106.
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775.
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910.
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº.
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1.433.
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.
Fonte: UFJF