No duelo brasileiro em Doha, melhor para Hugo Calderano sobre Gustavo Tsuboi

Um duelo com quatro parciais apertadas, mas com vitória do favorito. Assim foi a história da estreia de Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano no WTT Contender de Doha, no Catar. O confronto entre os dois titulares da Seleção Brasileira e integrantes do programa Bolsa Atleta do Governo Federal terminou com vitória do número seis do mundo sobre Tsuboi por 3 sets a 1, com parciais de 12/10, 8/11, 12/10 e 12/10. O triunfo manteve a invencibilidade de Hugo em duelos internacionais contra Tsuboi. Agora, são oito vitórias do carioca em oito partidas disputadas desde 2013.

“O jogo contra o Gustavo Tsuboi foi bem duro. Cada set foi muito disputado. O que eu gostaria de ressaltar é que o Hugo, nos momentos-chave, jogou muito bem. O Gustavo tentou colocar pressão e o Hugo conseguiu, por três vezes, subir o seu nível”, analisou o técnico do brasileiro, Jean René Mounié.

Com o resultado, Calderano, que é o cabeça de chave número dois, avança às oitavas de final da competição. Na disputa pela vaga entre os oito melhores, nesta quinta-feira, 04.03, ele terá pela frente um adversário muito difícil. O jovem sul-coreano An Jaehyun eliminou na estreia o japonês Masataka Morizono por 3 sets a 0.

Jaehyun tem no currículo uma performance incrível no último Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Budapeste, na Hungria, em 2019. Na ocasião, ele era o número 157 do ranking, tinha 19 anos, saiu do qualifying, venceu oito partidas em sequência e chegou à semifinal. No trajeto, deixou três top 30 do ranking mundial para trás e ficou com a medalha de bronze. Atualmente, An Jaehyun tem 21 anos e ocupa a 39ª posição no ranking mundial.

“Sabemos que é um jogador muito forte. Ele gosta bastante das trocas de bolas e ralis, como o Hugo. Deve ser um jogo espetacular. A chave do confronto, provavelmente, será o saque e recepção, onde espero que o Hugo possa fazer a diferença”, comenta Jean-René Mounié. Caso avance, Hugo enfrentará nas quartas de final o vencedor do duelo entre o francês Simon Gauzy (20º), seu colega de equipe no Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, e o croata Tomislav Pucar (33º).

Outra brasileira inscrita na chave individual deu adeus ao WTT Contender na estreia, no grupo dos 32 melhores. Bruna Takahashi foi batida por 3 sets a 0 pela ucraniana Ganna Gaponova, com parciais de 11/5, 11/9 e 11/6. Bruna teve dificuldades em imprimir seu ritmo diante de uma atleta de estilo defensivo, conhecido no tênis de mesa como “cato”.

O WTT Contender marca a retomada do circuito internacional da modalidade, num formato adaptado ao período de pandemia do novo coronavírus. Os torneios são realizados em “bolhas” sanitárias estabelecidas em alguns países. O conceito é aproveitar as agendas e realizar, no mesmo local, duas ou três competições em sequência, para evitar os riscos nos deslocamentos aéreos. Assim, além do WTT Contender, Doha será anfitriã do WTT Star Contender e de uma seletiva pré-olímpica nos próximos 20 dias.

Fonte: Rede do esporte




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.