O Corpo de Bombeiros realizou a Operação Alerta Vermelho em Juiz de Fora e região, cujo objetivo é fiscalizar edificações e áreas de risco destinadas ao uso coletivo, buscando certificar o cumprimento das exigências das medidas de proteção contra incêndio e pânico.
As ações foram desencadeadas em todo o estado e na área de articulação do 4º BBM, nos municípios de Juiz de Fora, Leopoldina, Ubá, Muriaé e Viçosa, totalizando 47 militares e 20 viaturas. Ao todo, foram 154 estabelecimentos vistoriados. Dentre eles, 117 estão em situação regular e 37 irregulares. Nenhuma edificação foi interditada, porém foram aplicadas 31 advertências escritas e cinco multas.
Em Juiz de Fora, 23 militares vistoriaram 67 edificações, dentre elas 60 estão regulares e 7 irregulares. Foram emitidas 7 advertências escritas.
Durante os trabalhos, os Bombeiros fizeram vistorias em estabelecimentos dispensados de licenciamento e edificações de baixo risco, para que fosse verificado o enquadramento nas características construtivas e ocupação do local para poderem estar liberadas pelo certificado emitido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG).