Câmara se reúne com Funalfa em busca de parceria na preservação de patrimônio e divulgação cultural

Cultura como pauta legislativa. Representando a Mesa Diretora, o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), Juraci Scheffer (PT), recebeu na quinta-feira (18), a diretora geral da Funalfa, Giane Elisa. Entre os objetivos do encontro, a busca por parcerias para preservação do patrimônio histórico material e cultural da cidade, assim como a ampliação da divulgação da produção artística local utilizando a estrutura do Legislativo Municipal, como a JFTV Câmara e o edifício histórico Palácio Barbosa Lima. 

“Sempre reforço que a Câmara Municipal de Juiz de Fora, como instituição secular e com a importância que tem no contexto municipal e regional, deve se esforçar pelo resgate histórico da nossa cidade, assim como na ampliação na diversidade de manifestações culturais que compõem o povo juiz-forano”, salientou Scheffer, destacando a importância de leis que tornem a cultura mais acessível e diversa. “Na condição de presidente, buscaremos também incentivar e pautar bons projetos de leis que possam contribuir com a cultura”.

A diretora geral da fundação destacou a iniciativa, propondo uma parceria entre os dois órgãos. “Vejo um avanço enorme nessa relação da Funalfa com a Câmara. A gente vem de um período no qual não existia conversa, afinal, a cultura sempre foi perseguida na nossa sociedade. Com essa aproximação, vejo maneiras de a cultura e a Câmara ganharem, ampliando a relação entre as entidades e o público”, afirmando ainda que, entre as possibilidades de cooperação, está a divulgação de trabalhos realizados pela Lei Murilo Mendes nos meios de comunicação da Câmara. 

Como encaminhamento da reunião, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) misto, que permitirá que as duas entidades permaneçam em constante diálogo e elaborem convênios e ações em conjunto. Entre as primeiras ações propostas, a divulgação de produções audiovisuais produzidas localmente pela JFTV Câmara. “Quem produz algo, quer que ele seja veiculado, assistido. Temos um canal de TV legislativa, pública, digital e aberta, que poderia veicular a produção audiovisual local. Acredito que esta pode ser a primeira ação em conjunto [entre CMJF e Funalfa] claro, ouvindo o setor para fazer isso da melhor forma possível”, resume o superintendente de Comunicação Legislativa, Luiz Fernando Priamo.

A primeira reunião do GT será na próxima terça-feira, 23. Também participaram do encontro de hoje os servidores Paulo Azarias, Silvania Aparecida dos Santos, Maria Luiza Egídio Evaristo, Gilmara Mariosa e Willian Dias.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.