A Superintendência Regional de Saúde (SRS-JF) entregou na manhã desta quinta-feira (11), 7.578 doses de vacinas Coronavac para a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Ao todo, 5.240 unidades serão aplicadas na primeira dose em idosos com idade acima dos 90 anos. Já 2.338 imunizantes são destinados à aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde (este número faz parte da segunda remessa enviada a Juiz de Fora no dia 1º de fevereiro).
Segundo dados da PJF, foram aplicadas 15.346 unidades na primeira dose e 2.169 na segunda. As equipes de vacinação da SS estão atuando em diferentes frentes de atuação: realização da imunização da primeira doses nos estabelecimentos ainda não atendidos; aplicação da segunda dose nos trabalhadores da saúde já imunizados anteriormente; realização do pré-cadastro de idosos acima de 90 anos, assim como, estruturação da logística para vacinação desses idosos. A intenção da SS é imunizar 100% dos idosos acima de 90 anos residentes na cidade.
Até o momento, já foram vacinados pelo menos com uma dose: Equipes de vacinação atuantes na campanha; Pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) – ILPIs; Trabalhadores de Saúde dos serviços hospitalares de referência ao atendimento de pacientes Covid-19, de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS); Pessoas com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas), maiores de 18 anos; Trabalhadores e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19; da área de saúde de laboratórios (públicos e privados) que realizam coleta de amostras de Covid-19 e dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência (UPAs e PAs).
Pré-cadastro de idosos acima dos 90 anos
Nesta semana, a PJF iniciou o processo de pré-cadastro para pessoas inseridas nessa faixa etária. O formulário a ser preenchido pode ser acessado através do banner na página inicial da PJF.
O preenchimento é simples. Os idosos ou seus familiares devem inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade, e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade. Além disso, o objetivo do formulário é agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das doses. Todos os locais disponíveis para a imunização serão divulgados em breve.