Equipes chegam a um acordo e aprovam congelamento de motores da F1 a partir de 2022

Em reunião realizada através de videoconferência nesta quinta-feira (11) entre a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as equipes e dirigentes da F1, foi aprovado o acordo que prevê o congelamento do desenvolvimento de motores da categoria a partir do ano de 2022. 

A mudança é uma vitória para a Red Bull que buscava a aprovação deste novo regulamento, tendo em vista a saída da Honda a partir deste ano, que é a atual fornecedora de motores para a equipe austríaca. Com a retirada da fabricante japonesa, a Red Bull colocava como condição utilizar as unidades de potência e fazer sua manutenção pelos próximos anos.

Além desse acordo do congelamento de motores, as equipes e os dirigentes da principal categoria do automobilismo mundial, concordaram em adotar um regulamento de emissão zero de gás carbônico. Tal medida entrará em vigor a partir de 2025 e tem como objetivos: Sustentabilidade Ambiental e relevância social e automotiva, Combustível totalmente sustentável, Criação de uma poderosa e emotiva Unidade de Energia, Redução significativa de custos e Atratividade para novos fabricantes de Unidades de Energia.

Votação sobre corridas ‘sprint’

Outro assunto discutido na reunião foi a adoção de uma nova modalidade nos fins de semana de Grande Prêmio, chamada corridas ‘sprint’. As equipes pediram que a FIA apresentasse detalhes mais aprofundados sobre essa mudança e que as provas teriam caráter classificatório, para definir as posições de largada nas etapas do Canadá, Itália e Brasil. 

Tal alternativa seria uma forma de trazer mais emoção e proporcionar mais disputas nas pistas, além de permitir um grid invertido, com os pilotos favoritos às vitórias largando no fim do pelotão.

No caso dos GPs citados anteriormente, haveria apenas um treino-livre na sexta-feira e uma sessão para definir o grid de largada da corrida classificatória de 100 Km. Neste caso, seria disputada no sábado, após o segundo treino-livre e o resultado final define as posições para a prova de domingo.

Quanto à distribuição de pontos, os dez mais bem colocados recebem metade da pontuação: o ganhador fica com 12,5 pontos, o segundo ganha 9 e o restante fica com 7,5, seis, cinco, quatro, três, dois, um e 0,5 respectivamente.




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