Al Ahly vence o Palmeiras nos pênaltis e fica com o terceiro lugar no Mundial de Clubes

Em partida válida pela decisão do terceiro lugar do Mundial de Clubes da FIFA Catar 2020, Al Ahly e Palmeiras ficaram no empate por 0x0 no tempo regulamentar, mas na decisão por pênaltis, o time egípcio levou a melhor por 3×2 e subiu ao pódio do torneio, igualando seu melhor resultado obtido em 2006.

Além disso, o Palmeiras fez a pior campanha de um time sul-americano na competição, ao não vencer uma única partida e de quebra não marcou nenhum gol. Nunca na história um campeão da Taça Libertadores ficou de fora do pódio.

Primeiro Tempo

O jogo começou em ritmo lento mas com o Al Ahly trocando mais os passes e buscando infiltração no campo palmeirense. A primeira chance clara foi do alviverde aos 10 minutos com a bicicleta de Rony, porém o goleiro El Shenawy defendeu com tranquilidade.

Mesmo assim o lance não mudou o rumo da partida até então e durante boa parte da etapa inicial, a bola ficou mais nos pés do time egípcio e o Palmeiras via o adversário jogar. Na marca dos 25 minutos, Felipe Melo saiu jogando errado e deixou El Soleya ficar com a sobra e bater cruzado, passando perto da trave direita de Weverton.

A jogada deu ânimo para o time africano que novamente teve chance de abrir o placar, dessa vez aos 30 minutos com Bwalya recebendo dentro da grande área, deu o giro e mandou a bola por cima do travessão.

A melhor oportunidade de gol do Palmeiras veio aos 32 com Veiga cruzando na primeira trave e a sobra ficou com Rony que bateu de primeira e por pouco não colocou o alviverde em vantagem. 

Na marca dos 37, o Al Ahly teve nova chance de sair na frente e dessa vez com Afsha que recebeu atrás da zaga, foi até à linha de fundo e chutou na rede pelo lado de fora. O final do primeiro tempo ganhou fôlego e em jogada de contra-ataque, Patrick de Paula lançou Vinã pela esquerda e fez cruzamento para Rony, que cabeceou no cantinho mas El Shenawy se esticou e evitou o gol do adversário.

No lance seguinte, Luiz Adriano recebeu na primeira trave e deu de casquinha na bola, para a grande defesa do goleiro. As duas equipes foram para o intervalo com 0x0 no placar.

Segundo Tempo

O roteiro na etapa final do jogo foi diferente, dessa vez foi o Palmeiras quem teve mais a bola nos pés e passou a trocar mais os passes. Logo aos 5 minutos, Rony roubou a bola no meio de campo e a sobra ficou com Veiga que encontrou Willian na ponta esquerda. O atacante cruzou para Rony que foi travado na hora da finalização.

O atual campeão da Libertadores criou mais uma oportunidade de obter a vantagem no marcador, com Mayke cruzando na cabeça de Patrick de Paula, mas mandou para fora do gol. 

Em boa parte do segundo tempo, o Palmeiras esteve melhor na partida, mas sem domínio absoluto. Após ver o time brasileiro ficar mais com a bola, o Al Ahly só teve sua primeira chance real aos 21, onde El Soleya arriscou um lindo voleio e obrigou Weverton a fazer grande defesa. O rebote ficou com Ajayi que balançou as redes, mas o bandeirinha assinalou impedimento na jogada. 

Após o lance, o jogo ficou em ritmo lento e nenhum dos dois times se arriscaram no ataque. Oportunidade de gol mesmo surgiu somente aos 34, com Patrick de Paula recebendo dentro da área e bateu cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo. O final do tempo regulamentar teve poucas emoções e a partida terminou em 0x0.

Pênaltis

A primeira cobrança foi do Al Ahly com Ibrahim, que deslocou Weverton e marcou o primeiro gol da decisão. Na sequência, Rony foi para a marca e tomou muita distância, no trajeto para arriscar o chute, enfeitou demais e mandou direto nas mãos do goleiro.

Com chance de ampliar sua vantagem, os egípcios desperdiçaram sua cobrança, com Weverton defendendo o chute de El Soleya. O Palmeiras teve a chance de deixar tudo igual com Luiz Adriano, mas o atacante mandou para fora, longe da trave esquerda de El Shenawy.

Ainda com 1×0 nas cobranças, o Al Ahly novamente teve oportunidade de se distanciar no marcador com Mohsen. O jogador conseguiu deslocar Weverton, mas chutou na trave. No lance seguinte, Gustavo Scarpa finalmente marcou o primeiro gol do Palmeiras na disputa e deixou tudo igual.

Na quarta cobrança dos egípcios, Hany chutou no meio do gol de forma arriscada e a bola passou no meio das pernas de Weverton, mesmo assim o jogador recolocou o time em vantagem, 2×1. O próximo batedor para o Palmeiras foi Gustavo Gómez que cobrou bem sua penalidade e deixou tudo igual, 2×2.

Na quinta e última cobrança da série, Ajay que teve seu gol bem anulado no tempo normal, mandou a bola na gaveta e deixou o Al Ahly novamente na liderança, 3×2. O último cobrador foi o capitão Felipe Melo, mas o volante bateu mal e El Shenawy fez a defesa, garantindo assim o terceiro lugar para o time africano, igualando sua melhor campanha obtida em 2006. Já o Palmeiras fez a pior campanha de um campeão da Libertadores, sem vitórias e nem gols.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.