Seguindo as diretrizes do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca, localizado no município de Lima Duarte, estará fechado durante o período de Carnaval, entre os dias 12 e 17 deste mês. A determinação vale para todos os parques administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Conforme o executivo, a medida é para prevenir contágio do Coronavírus. Além disso, no último dia 3, foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, a Deliberação nº 125 que prevê o cancelamento das festividades, bem como a suspensão do ponto facultativo aos servidores estaduais.
Na última semana, o Parque do Ibitipoca foi reaberto para visitação do público, após uma reformulação feita no ‘Minas Consciente’, na qual autoriza a abertura de parques e unidades de conservação.
Todos os locais voltarão a funcionar a partir do dia 18, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, de acordo com o cenário da doença em cada município.
Restrições quanto ao funcionamento
De acordo com a atualização do ‘Minas Consciente’ publicada no dia 27 de janeiro, as 93 unidades de conservação gerenciadas pelo IEF passaram a funcionar seguindo as medidas preventivas.
Além disso, a visitação fora do período de Carnaval deve ocorrer com limitação de capacidade. Na onda vermelha, os parques podem receber até 50% de sua capacidade, 75% na onda amarela e 100% na onda verde, considerando a microrregião ou as deliberações municipais, caso sejam mais restritivas. No caso das unidades com grutas, em que há visitação estruturada, são adotados, também, critérios de limitação do número de pessoas com acesso às cavidades.