Nesta terça-feira (9), a vereadora Cida Oliveira (PT) apresenta o primeiro relatório do Projeto “Raio-X” das escolas. A iniciativa foi lançada no início de janeiro e tem por objetivo realizar um levantamento minucioso a respeito das condições das escolas públicas de Juiz de Fora. Dentro do cenário pandêmico, se faz ainda mais necessário verificar as condições estruturais de cada escola, para que seja possível garantir o retorno seguro para as atividades presenciais, quando o momento chegar.
Entre os dias 13 e 28 de janeiro, 13 unidades escolares foram visitadas, sendo elas as Escolas Municipais Clotilde Peixoto Hargreaves (Bairro Grama), Álvaro Braga (Bairro Dom Bosco), Jesus de Oliveira (Bairro Ipiranga), Santos Dumont (Bairro Santos Dumont), Bonfim (Bairro Bairu), Gabriel Gonçalves (Bairro Ipiranga), Helena Fernandes (Bairro Alto Grajaú), Cássio Vieira Marques (Bairro Vila Montanhesa), Caic Rocha Pombo (Bairro Amazônia); e as Escolas Estaduais Antônio Carlos (Bairro Mariano Procópio) e Clorindo Burnier (Bairro Barbosa Lage).
Durante as visitas muitas demandas em comum foram constatadas nas unidades, que inclusive ultrapassam a questão das medidas frente à pandemia. Entre os principais pontos está a falta de ventilação, necessidade de maior número de lavatórios, obras para melhorar as condições de infraestrutura, esgoto e solicitações de limpeza de calhas, poda de árvores e capina nas dependências. Outro ponto é o número de vasos sanitários e pias, que são insuficientes para o público atendido, assim como os refeitórios também não comportam um número razoável de pessoas, o que leva a crer que haveria filas muito grandes durante o intervalo para uso dos banheiros e merenda, gerando dificuldade para manter os cuidados necessários na higienização do espaço e dos utensílios, sobrecarregando os profissionais da cozinha e limpeza (não se sabe se são em número suficiente) e aumentando o risco de contágio.
O levantamento aponta que, mesmo entre os estabelecimentos privados, a maioria também não apresenta as condições estruturais necessárias para receber os alunos neste momento. “Nós, professores, queremos voltar às escolas. Estamos preocupados com os empregos, com a renda, com o prejuízo que a pandemia está impondo aos alunos. Mas, para isso, a gente precisa de condições seguras. É urgente que o governo Margarida, o governo Zema, os estabelecimentos tomem as medidas necessárias”, afirma a vereadora Cida Oliveira.
Dentro do cenário pandêmico e com base nas informações colhidas até o momento, o mandato pauta que o retorno das atividades escolares de forma presencial requer cuidados específicos, como a garantia da realização de reformas urgentes para garantir condições adequadas (ventilação, higienização, distanciamento) tanto para os alunos quanto para os trabalhadores; o fornecimento de máscaras para a comunidade escolar, álcool em gel, sabonete; contratação de mais profissionais para observância do distanciamento social, especialmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Visando a contribuir para o debate e propor melhorias das Escolas para a Administração Municipal, o primeiro relatório do Projeto “Raio-X” das escolas foi entregue para Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na última segunda-feira (8).
O Projeto Raio-X
Além das condições estruturais, o projeto também visa a mapear se as escolas são informatizadas, com acesso a internet para o trabalho administrativo e, entre os alunos, se há as adequações necessárias para práticas esportivas e culturais, além de acessibilidade. Segundo a assessoria da vereadora Cida Oliveira, quem quiser contribuir com este projeto colaborativo, seja enviando demandas, dúvidas, sugestões ou solicitação de visitas, basta entrar em contato com o mandato pelo WhatsApp 9841-2881.
Fonte: Assessoria