Juiz de Fora é referência nacional na execução de obras e na contenção de encostas

Juiz de Fora foi considerada referência nacional na execução de obras de contenção de encostas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) do Governo Federal e pela Defesa Civil Nacional. O reconhecimento é devido à qualidade e à eficiência empregadas na realização destes serviços, demonstrando comprometimento com os recursos públicos destinados.

Na primeira etapa do convênio, o município foi um dos primeiros a entregar todas as obras pactuadas no contrato e a dar retorno rápido para a população, demonstrando responsabilidade com o dinheiro público e com a execução do que foi planejado.

As obras de contenção no município são realizadas por meio de recursos obtidos a partir de um convênio firmado entre o MDR e a Prefeitura de Juiz de Fora, inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado em 2007, pelo Governo Federal. Os serviços são executados por empresas contratadas sob a fiscalização da Secretaria de Obras (SO) da PJF, priorizando áreas de risco alto e muito alto.

De acordo com a Subsecretária de Coordenação e Projetos da SO, Bruna Rocha, foram firmados dois convênios com um repasse total de R$ 56 milhões. Até o momento já foram concluídas 23 obras, totalizando um gasto de R$ 25,8 milhões. Outras oito já foram contratadas e duas delas estão em andamento.

Pelo menos 15 bairros já foram beneficiados, entre eles, Santa Tereza, JK, Grajaú, Três Moinhos, Ladeira, Linhares, Borboleta, Parque Guarani, Santa Cruz, Nossa Senhora de Lourdes, Granjas Bethânia, São Geraldo, Costa Carvalho, Jardim Natal e Carlos Chagas.

Residente à Rua José Ladeira, no bairro Santa Tereza, Sidnilson Alves Ferreira, comenta que as obras de contenção feitas no local trouxeram bem-estar para os moradores. “Foi uma luta comunitária dos moradores. O muro de contenção trouxe tranquilidade e foi uma coisa boa para todos”.

Para o aposentado, José Batista da Silva, morador da Rua Pedro Moreira Cavalcante, no bairro Jardim Natal, “a construção do muro de contenção no local foi uma obra que valeu a pena, pois algumas casas foram atingidas pelos deslizamentos que ocorreram na rua e nós perdemos vidas. A obra de contenção foi um alívio”.

Programa de Aceleração do Crescimento

Criado em 2007 pelo Governo Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e da execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.

O programa firmou parcerias com estados e municípios e destinou recursos para a execução de obras estruturantes para a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.