Secretaria de Obras atende a mais de 2.500 demandas da população em 30 dias de gestão

A Secretaria de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue atendendo às demandas da população, da maneira mais rápida possível, com o objetivo de solucionar os problemas enfrentados pelos moradores da cidade. As ações realizadas integram o choque de zeladoria idealizado pela nova administração da PJF, conhecido como operação “Boniteza”.

O objetivo é oferecer serviços voltados para o cuidado, a limpeza e a manutenção dos espaços públicos do município, por meio das atividades realizadas pelas equipes da Empresa Municipal de Pavimentação de ruas e vias públicas (Empav), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da SO e da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). A proposta visa a resgatar o senso de comunidade e pertencimento do cidadão para com a cidade.

Departamento de Operação e Manutenção de Obras

Por meio de seu Departamento de Operação e Manutenção de Obras (Domo), a SO já atuou nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Sudeste, Centro e Zonas Rurais. Até o momento foram recebidas mais de 500 solicitações de serviços de diversos pontos da cidade. Nesses 30 dias de gestão, equipes do Domo já estiveram em mais de 40 bairros e atenderam a mais de 140 demandas dos moradores.

Um dos serviços mais realizados foi o de patrolamento, ou seja, o nivelamento das estradas rurais, usando o equipamento motonivelador conhecido popularmente como patrol. Mais de 15 estradas rurais foram patroladas, entre elas, de Penido, Valadares e Rosário de Minas; do Parque da Cachoeira, no bairro Santa Cruz; da Varginha; do Morro do Sabão; a do Cortume, no bairro Vila Ideal; a do Alphaville, na BR 040; a da Amazônia; a da Onça e do Campo Grande.

Em virtude do período chuvoso, a SO trabalhou na correção de mais de 40 erosões pluviais causadas pelo rompimento da rede de drenagem de águas das chuvas, muitas delas, obstruídas em função do acúmulo de lixo. Foram atendidas também, demandas de colocação de escória, saibro e brita; aterros; retirada e limpeza de barreiras; construção de muros de contenção em rip rap; assentamento de grades de concreto nas canaletas, substituindo as de ferro; construção e reformas de pontes; limpeza e reforma de bocas-de-lobo; criação de valetas para desvio de água das chuvas; construção de passeios, bueiros e muros de arrimo; reparos em calçamentos de ruas de pedras; colocação de meio-fio; troca de manilhas nas rede de drenagem de águas das chuvas; instalação de escoras; retirada de entulhos e desobstrução de córregos e estradas vicinais.

Departamento de Iluminação Pública

O Departamento de Iluminação Pública (DIP) da SO recebeu mais de 1.750 solicitações de serviços provenientes de reclamações da população. Somando-se os atendimentos destas reclamações às manutenções e rondas, o DIP realizou a recuperação de mais de 2.427 pontos de Iluminação Pública, uma média de quase 80 por dia. As pontes Wilson Coury Jabour Junior, ponte verde, localizada na Avenida Brasil; e Luiz Ernesto Bernardino Alves Filho, ponte azul, que fica no bairro Poço Rico, também passaram por serviços de revitalização da iluminação.

A ponte verde recebeu 12 luminárias LED de 100W aplicadas nos postes existentes no local. Foram lançados e instalados novos cabos alimentadores dos dois lados e novos ramais de derivação para levar a corrente elétrica às luminárias. O investimento é de R$ 14.776,86 com recursos provenientes da Contribuição para o Custeio do Sistema de Iluminação Pública (CCSIP).

Vários pontos da cidade também receberam nova iluminação e outros passaram por manutenção na rede de iluminação pública. As praças dos bairros Barreira do Triunfo, São Pedro, Bandeirantes e Praça Teotônio Vilela, no Bairro Vitorino Braga; o entroncamento das Avenidas Ibitiguaia e Santa Luzia; o acesso ao Viaduto Renato Abramo pela Rua Osório de Almeida; a entrada da Avenida Athos Branco da Rosa, no bairro de Lourdes; a Rua Décio Guanabarino, no Bairro Aeroporto, entre outros locais.

De acordo com o secretário de obras, José Walter Ávila, os serviços da SO estão sendo feitos de acordo com a capacidade operacional da secretaria, dando prioridade às demandas mais urgentes da população. “Na primeira quinzena de gestão, nós tivemos muita sobrecarga de trabalho em virtude do volume das chuvas, bem acima do normal. Nas duas últimas semanas, nossas equipes trabalharam na correção dos estragos que as chuvas causaram nas estradas, e conseguimos restabelecer o trânsito naquelas que sofreram interrupções. Nosso balanço é positivo, pois, não só demos conta das demandas mais urgentes, como seguimos trabalhando nas menos urgentes. Estamos nos reorganizando no sentido de equipamentos e pessoal para melhorar nosso atendimento”.

As solicitações de reparos na iluminação pública devem ser feitas pelo WhatsApp da IP, pelo telefone (32) 98460-7721 ou pelo WhatsApp do Gabinete Comunitário, pelo número (32) 3690-7241. Solicitações de serviços referentes ao Departamento de Operação e Manutenção de Obras (Domo) também podem ser feitas pelo WhatsApp do Gabinete Comunitário.

Fonte: Assessoria




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