Os vereadores da Comissão Especial de Recuperação Econômica da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Sargento Mello Casal (PTB) e Maurício Delgado (DEM), reuniram-se com o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, na última sexta-feira (29). O objetivo foi apresentar os impactos da pandemia no setor econômico e buscar informações sobre as ações do governo do estado para minimizar os prejuízos da cadeia produtiva, principalmente nas áreas mais penalizadas pela pandemia desde março de 2020.
O Secretário Adjunto, Fernando Passalio, apresentou ao grupo o Guia Municipal da Liberdade Econômica, trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) dentro do Programa Minas Livre Para Crescer. Segundo o secretário, o objetivo do estado é que, com ele, seja possível implementar os princípios da Lei da Liberdade Econômica – Lei 13.874/2019 – em cada um dos 853 municípios mineiros, transformando Minas Gerais no estado mais livre para se empreender no Brasil. O Guia apresenta modelos de decreto e regulamentos, boas práticas para os municípios, além de conceitos, informações e cases que auxiliarão o trabalho das Prefeituras na implementação do projeto, remodelando as relações entre empresas e o poder público e fortalecendo parcerias.
“Vamos nos reunir com os demais vereadores da Comprec e nossas assessorias jurídicas para estudar essas propostas e, posteriormente, sentar com o Executivo Municipal para tentar aplicar o que for melhor para o desenvolvimento de nossa cidade”, adianta o presidente da Comissão, vereador Sargento Mello Casal. Para o vereador Maurício Delgado, esse foi apenas o primeiro contato para buscar uma melhora para o cenário que estamos vivendo. “O guia servirá de apoio para os planos de desenvolvimentos, abraçando nosso município e, claro, toda Minas Gerais”, complementa o vereador.
Ações efetivas para a melhoria do cenário econômico em Juiz de Fora
As representantes do Corec também pretendem apresentar o Guia às entidades que representam o setor econômico de Juiz de Fora “para que possamos dar nossa contribuição e levar subsídios ao Legislativo e ao Executivo Municipais, com propostas que deixem nossa cidade menos burocrática e mais livre para crescer”, afirma Francele Galil. “De início vemos com muito bons olhos a proposta que pretende otimizar oportunidades de negócios nos mais variados setores. O Corec foi criado para procurarmos juntos ajudar na retomada econômica de nossa cidade e estamos trabalhando com afinco nessa proposta”, afirma a presidente do Comitê de Recuperação Econômica, Flávia Chagas.
Os vereadores foram acompanhados pelas representantes do Comitê de Recuperação Econômica de Juiz de Fora (Corec), Flávia Gonzaga Costa Chagas – presidente do Corec e do Centro Industrial – e Francele Galil – presidente da Abrasel Zona da Mata -, da Deputada Delegada Sheila e do ex-vereador Júlio Obama Jr.
Fonte: Assessoria