Vereadores da Comissão Especial de Recuperação Econômica buscam junto ao governo do estado ações para minimizar prejuízos em Juiz de Fora

Os vereadores da Comissão Especial de Recuperação Econômica da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Sargento Mello Casal (PTB) e Maurício Delgado (DEM), reuniram-se com o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio,  na última sexta-feira (29). O objetivo foi apresentar os impactos da pandemia no setor econômico e buscar informações sobre as ações do governo do estado para minimizar os prejuízos da cadeia produtiva, principalmente nas áreas mais penalizadas pela pandemia desde março de 2020. 

O Secretário Adjunto, Fernando Passalio, apresentou ao grupo o Guia Municipal da Liberdade Econômica, trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) dentro do Programa Minas Livre Para Crescer. Segundo o secretário, o objetivo do estado é que, com ele, seja possível implementar os princípios da Lei da Liberdade Econômica – Lei 13.874/2019 – em cada um dos 853 municípios mineiros, transformando Minas Gerais no estado mais livre para se empreender no Brasil. O Guia apresenta modelos de decreto e regulamentos, boas práticas para os municípios, além de conceitos, informações e cases que auxiliarão o trabalho das Prefeituras na implementação do projeto, remodelando as relações entre empresas e o poder público e fortalecendo parcerias.

“Vamos nos reunir com os demais vereadores da Comprec e nossas assessorias jurídicas para estudar essas propostas e, posteriormente, sentar com o Executivo Municipal para tentar aplicar o que for melhor para o desenvolvimento de nossa cidade”, adianta o presidente da Comissão, vereador Sargento Mello Casal. Para o vereador Maurício Delgado, esse foi apenas o primeiro contato para buscar uma melhora para o cenário que estamos vivendo. “O guia servirá de apoio para os planos de desenvolvimentos, abraçando nosso município e, claro, toda Minas Gerais”, complementa o vereador.

Ações efetivas para a melhoria do cenário econômico em Juiz de Fora

As representantes do Corec também pretendem apresentar o Guia às entidades que representam o setor econômico de Juiz de Fora “para que possamos dar nossa contribuição e levar subsídios ao Legislativo e ao Executivo Municipais, com propostas que deixem nossa cidade menos burocrática e mais livre para crescer”, afirma Francele Galil. “De início vemos com muito bons olhos a proposta que pretende otimizar oportunidades de negócios nos mais variados setores.  O Corec foi criado para procurarmos juntos ajudar na retomada econômica de nossa cidade e estamos trabalhando com afinco nessa proposta”, afirma a presidente do Comitê de Recuperação Econômica, Flávia Chagas.

Os vereadores foram acompanhados pelas representantes do Comitê de Recuperação Econômica de Juiz de Fora (Corec), Flávia Gonzaga Costa Chagas – presidente do Corec e do Centro Industrial – e Francele Galil – presidente da Abrasel Zona da Mata -, da Deputada Delegada Sheila e do ex-vereador Júlio Obama Jr.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.