A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), agora passa a ser a nova gestora do Canil Municipal, que antes era administrado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). Atualmente o local conta com a presença de 700 cães, cem gatos e quatro cavalos, os quais recebem os cuidados necessários para suas permanências no local até que sejam adotados. Além disso, é utilizado para acolher animais resgatados nas ruas ou em condições de maus-tratos.
Para a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann, “é importante trabalhar o conceito one helth (uma saúde), que interliga a saúde animal, humana e ambiental, tratando-as como um todo”. Para Cecília, “a partir do momento em que o os cuidados do Canil passam para a SS, que tem todo conhecimento da parte epidemiológica, de vigilância e assistência, há um fortalecimento das ações da pasta, além das políticas públicas que continuarão em parceria com o Demlurb em relação à localização da estrutura na parte de recolha dos animais. Essa mudança vai possibilitar tratar, não só a saúde e o controle da população de animais na cidade, como também o monitoramento das zoonoses que se relacionam às doenças humanas”.
De acordo com o veterinário Fábio Valverde, atual coordenador do Canil, “trinta e quatro funcionários trabalham no local, incluindo dois veterinários e dois estagiários”. Fábio ressalta que, “em média, são oferecidos entre 30 e 40 atendimentos aos animais abrigados diariamente, incluindo a realização de curativos, intervenções cirúrgicas, procedimentos de limpeza e higiene”.
Adoção de animais
Vale ressaltar que os interessados em adotar um animal, deve entrar em contato com o Canil Municipal pelo telefone (32) 3225-9933, para agendar uma visita de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30 e das 12h às 16h. O local fica na Rua Bartolomeu dos Santos, Bairro São Damião. É necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, além de ter mais de 18 anos de idade.