Centro de Atenção ao Cidadão adapta atendimento durante Onda Vermelha

O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Juiz de Fora está realizando os atendimentos seguindo os protocolos de segurança necessários nestes tempos de pandemia. Entre os dias 18 e 31 de janeiro os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, presencialmente. 

O CAC implantou o aplicativo de mensagens WhatsApp, por meio do número (32) 99183-2653, para melhor atender o cidadão: o horário será das 8h às 18h de segunda a quinta-feira, e das 8h às 17h, na sexta-feira. O setor oferece à população atendimentos individuais realizados por assistente social, sociólogo e advogado, como orientação e encaminhamento de assuntos relacionados às áreas jurídica ou social, mediante agendamento.

O CAC também auxilia o cidadão na emissão de documentos como Carteira de Identidade (primeira e segunda vias). Neste período, o atendimento será feito exclusivamente para casos considerados emergenciais. De acordo com a Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), o atendimento ao cidadão no Instituto de Identificação e nos Postos de Identificação (descentralizados) destinado à emissão de Carteira de Identidade e de Atestado de Antecedentes é prioritário para aqueles que precisam solicitar medicamentos, consulta ou tratamento médico, na rede pública ou privada de saúde; cumprir exigências das relações de trabalho ou emprego; realizar viagens nacionais ou internacionais, mediante comprovação documental de urgência; participar de certames, como concursos públicos e exames em geral (escolas, faculdades, Universidades, DETRAN, dentre outros); apresentar em órgãos públicos e/ou privados, mediante agendamento prévio ou em casos de processos em andamento (Tribunais de Justiça, Polícia Federal, Receita Federal, INSS, bancos); e para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social (como idosos,  deficientes, pessoas em situação de rua)

Os demais serviços serão mantidos dentro do horário, de acordo com o ato 295/2021, publicado no Diário Oficial do Legislativo: certidão de quitação eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); elaboração e impressão de currículos; impressão de segunda via de Cadastro de Pessoa Física (CPF) – por meio do Site da Receita Federal; e encaminhamento para a emissão de segunda via de certidão de óbito, nascimento e casamento. Todos os atendimentos são gratuitos.

De acordo com a Coordenadora do CAC, Talita Alves, para os serviços de assistente social ou suporte jurídico, o atendimento está sendo realizado mediante agendamento presencial ou pelo telefone; para os demais serviços, o atendimento se dá mediante distribuição de senhas. “A intenção é atender a todos que chegam nesta Casa, mas lembrando que diante da situação que estamos vivendo é preciso cautela: as pessoas precisam respeitar o distanciamento no saguão, usar a máscara corretamente, aceitar a aferição [de temperatura] na entrada e a higienização das mãos. Aqueles que puderem vir desacompanhados ajudam a evitar também que muitas pessoas estejam presentes no andar de atendimento. Eu cuido de mim para cuidar de você”, destacou a coordenadora. Outras informações sobre os serviços oferecidos pelo CAC podem ser obtidas pelo telefone (32) 3313-4913.

Fonte: Assessoria

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