Polícia Civil apresenta balanço das operações realizadas em Juiz de Fora e região do ano de 2020

A Polícia Civil (PCMG), divulgou nesta quinta-feira (21), o balanço referente aos trabalhos feitos em Juiz de Fora e região, durante o ano de 2020. Ao todo, foram 358 pessoas presas ou apreendidas, 52.670 ocorrências policiais, 144 mil atendimentos realizados na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), 48.703 atendimentos efetuados nos Postos de Identificação e outras operações deflagradas. 

Todas as atividades abrangem a 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora (1ª DRPC), pertencente ao 4º Departamento, no qual atua em 26 municípios da Zona da Mata mineira e responde administrativamente por 18 delegacias, 11 delas funcionam em Juiz de Fora. As demais estão em São João Nepomuceno, Bicas, Rio Novo, Matias Barbosa, Rio Preto, Lima Duarte e Mar de Espanha. A 1ª DRPC também possui o Núcleo de Atendimento às Ocorrências de Maus-Tratos a Animais e o Núcleo de Atendimento ao Idoso. 

Segundo o Delegado Regional, Armando Avólio Neto, mesmo diante da pandemia do Covid-19, a PCMG atuou na execução de seus trabalhos e seguindo todos os protocolos de prevenção à doença:

“Ano passado, foram produzidas 24.172 carteiras de identidade, permitindo o exercício da cidadania para a população local e regional. A PC também realizou 3.710 exames de legislação e 16.645 exames de direção, 70.498 Certificados de Registro de Veículos (CRVs) e 13.058 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs). Além disso, 50.000 veículos foram vistoriados em 2020”, destacou.

A autoridade policial reforça também que foram elaboradas 1.300 respostas a ofícios e determinações judiciais na Ciretran. A unidade realizou, ainda, aproximadamente 8.000 liberações de veículos, assim como dois leilões, 15 renovações de fábricas de placas, 12 credenciamentos de estampadoras de placas do padrão Mercosul. 

Foram feitos também 9.600 atendimentos,  na Seção de Instauração e Instrução de Processo Administrativo de Trânsito, além de 8.000 apreensões e restituições de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), instaurados 600 procedimentos e relatados 350. 

Procedimentos realizados

Ainda dentro da área de atuação da Delegacia Regional de Polícia Civil em Juiz de Fora, foram instaurados 2.578 inquéritos policiais e 4.031 relatados no último ano. Foram lavrados 2.083 Autos de Prisão em Flagrante Delito e 2.083 Autos de Prisão. O Delegado frisa que “Também foram lavradas e remetidas à Justiça 1.771 medidas protetivas”, informou a autoridade policial, enfatizando o empenho dos policiais civis na execução das atividades.

Investigações e diminuição de crimes violentos

Para a Armando Avólio Neto, as soluções dos casos são resultados de investigações qualificadas em Juiz de Fora e região, bem como na desarticulação de organizações criminosas e no combate aos crimes violentos, contribuindo com a redução da criminalidade:

“Em se tratando de extorsão – crime tentado e consumado -, houve uma diminuição de 42,31%, em comparação com o último ano. Considerando os homicídios tentados e consumados ocorridos em 2020, também houve uma queda de 25 casos, em números absolutos, em relação ao ano anterior” destaca.

A autoridade policial relembra que houve uma queda de 22,91% de ocorrências de roubos e de 28,57% de casos de sequestro e de cárcere privado pelo município.

Combate ao tráfico de drogas

Outra questão levantada pelo Delegado é o combate ao tráfico de drogas. Ele detalha que em 2020, a Polícia Civil apreendeu cerca de 180 quilos de drogas em Juiz de Fora,  no mês de maio. Em junho foram encontrados 200 tabletes de maconha durante uma investigação. Em novembro, através de uma operação em conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram apreendidas pasta base de maconha e cocaína, avaliadas em R$ 3 mihões e os mesmos materiais eram transportados em um veículo.

E no mês de dezembro, a Polícia Civil incinerou um total de duas toneladas de entorpecentes,  em uma empresa situada na Zona Norte da cidade. O mesmo trabalho foi feito em junho daquele ano, durante a Semana Nacional de Combate às Drogas. Naquela ocasião os policiais queimaram mais de 748 Kg de drogas. O material foi apreendido em ações da PCMG e de outras instituições de segurança pública, realizadas na área que compreende a 1ª Delegacia Regional.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.