UFJF oferece mais de 400 vagas em cursos de pós-graduação

Seis programas de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com editais abertos para ingresso em 2021. No total serão disponibilizadas até  414 vagas distribuídas entre cursos de MBA, mestrado e doutorado nos programas de Pós-graduação em Saúde, Educação, Ciências Sociais, Ambiente Construído, Biodiversidade, Engenharia Civil e na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Educação (PPGE)

Para o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) são ofertadas 59 vagas, sendo 36 para mestrado e 23 para doutorado. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela internet, entre os dias 18 de fevereiro e 1º de março, através de link disponível no edital. Os interessados deverão preencher os dados de identificação exigidos, escolher uma dentre as linhas de pesquisa disponíveis e anexar os documentos exigidos pelo item 2.4 do Edital, em formato PDF.

Esta é a primeira vez que serão oferecidas vagas pelo sistema de cotas. Sendo assim, das 59 vagas ofertadas, 30 serão pela modalidade de cotas e 29 na modalidade ampla concorrência. Os resultados finais serão divulgados no dia 8 de junho na página do programa.

Ciências Sociais (PPGCSO)

No Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) estão abertas 25 oportunidades para mestrado e 15 para doutorado. Os interessados devem se inscrever também pela internet até o dia 5 de fevereiro. O processo de seleção consiste em quatro etapas: avaliação do projeto de pesquisa; entrevista; análise de currículo; e prova de habilitação em língua estrangeira. O resultado final será divulgado na página do programa, nos dias 30 de março para o mestrado e 4 de abril para o doutorado.

Engenharia Civil (PEC)

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) está com as inscrições abertas para o processo de seleção remota para a turma de mestrado. As inscrições devem ser realizadas, por meio de formulário on-line, até o dia 31 de janeiro. Segundo o edital, serão oferecidas até 20 vagas, divididas em duas áreas de concentração: Estruturas e Materiais; e Saneamento e Meio Ambiente. A divulgação do deferimento das inscrições está prevista para o dia 3 de fevereiro, na página do programa. O resultado final está previsto para ser disponibilizado a partir do dia 4 de março. Os candidatos poderão ser convocados em outras chamadas.

Ambiente Construído (Proac)

Os candidatos graduados em cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) ou com diploma de graduação estrangeiro validado no Brasil podem se inscrever através do formulário on-line até 28 de janeiro, para o processo de seleção remota para a turma de mestrado em Ambiente Construído. São oferecidas até 22 vagas, divididas em três linhas de pesquisa: Projeto do Ambiente Construído, Técnicas do Ambiente Construído e Gestão do Ambiente Construído. Os detalhes de cada linha podem ser acessados no site do programa.

Saúde (PPGS)

O edital de seleção de estudantes do Programa de Pós-graduação em Saúde (PPGS) está com inscrições abertas até o dia 22 de janeiro para 43 vagas, sendo 22 para curso de mestrado e 21 para o doutorado. Os interessados devem acessar as fichas de inscrição para mestrado e para doutorado, disponíveis na página do PPGS, e se inscrever através do e-mail selecaoppgsaude@gmail.com. O resultado final será divulgado a partir das 18h do dia 22 de março, no site do PPGS.

Biodiversidade e Conservação da Natureza (PPG Biodiversidade)

Os interessados em ingressar no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza (PPG Biodiversidade) podem se inscrever de 25 de janeiro até as 23h45 do dia 28 do mesmo mês. Serão oferecidas até 20 vagas para o curso de mestrado e até 10 vagas para o curso de doutorado. A inscrição será realizada unicamente por preenchimento do formulário disponível no site do PPG Biodiversidade e o resultado estará disponível a partir do dia 26 de fevereiro. Para que a inscrição do candidato no processo seletivo seja efetivada, os candidatos devem enviar a documentação conforme edital.

Cursos de MBA

Os interessados têm até o dia 5 de março para se inscrever nos cinco cursos de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) através do formulário on-line. Serão disponibilizadas 40 vagas para cada curso de especialização na modalidade Master of Business Administration (MBA). Ao número total de estudantes pagantes, serão acrescentados 20% de vagas, sendo 10% para candidato de comprovada carência financeira e 10% para servidor público do quadro efetivo da UFJF.

Os cursos de MBA são em Contabilidade Financeira e Gerencial, Finanças Corporativas, Gestão Comercial e Vendas, Gestão de Pessoas e Logística Empresarial e Supply Chain. A lista de aprovados, nos respectivos cursos, será divulgada no dia 10 de março a partir das 18h. Já a lista nominal com os candidatos aptos à concessão de isenção das mensalidades, será divulgada no dia 27 do mesmo mês, ambos no site da Facc.

Fonte: UFJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.