Na manhã desta terça-feira (19), Juiz de Fora recebeu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, entregue pelo Governo de Minas Gerais. O voo que trouxe o carregamento das doses feitas pela CoronaVac, pousou no Aeroporto da Serrinha por volta das 10h35. O segundo lote deve chegar por volta das 14h45. A previsão é de que a vacinação contra a Covid-19 se inicie nesta quarta-feira (20).
O Governo havia anunciado que irá distribuir 560 mil doses pelo estado, enquanto que Juiz de Fora irá receber 15 mil unidades. A partir desta quarta-feira (20), os imunizantes serão transportados pela escolta da Polícia Militar (PM), para outras 36 cidades que compõem a regional de Juiz de Fora.
A entrega do carregamento foi acompanhada pela prefeita Margarida Salomão (PT), que avaliou a chegada dos imunizantes como “Um momento incrível em que reafirmamos: Viva o SUS”. Além da mandatária, os secretários da PJF também estiveram presentes no aeroporto.
Plano de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19
Na coletiva de segunda-feira (18), contando com a presença da Secretária de Saúde, Ana Pimentel, a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann e a Subsecretária de Urgência e Emergência, Renata Prado, foi apresentado o Plano de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19.
O imunizante precisará ser aplicado em duas doses. Dessa forma, a ação vai atender a 7.500 pessoas, em um intervalo entre 10 e 15 dias, como explica Ana Pimentel:
“As duas doses devem ser aplicadas no intervalo de duas a quatro semanas. Caso concretize o número, cerca de 7.500 pessoas devem receber no primeiro momento, no entanto, dependemos da continuidade de distribuição”
O Plano de Operacionalização será dividido em três etapas: pré-campanha, campanha e pós-campanha. A organização se dará em torno de cinco eixos; imunização, farmacovigilância, sistemas de informação, comunicação social e segurança pública.
A Subsecretária em Vigilância e Saúde, Cecília Kosmann, detalhou como os grupos prioritários serão divididos: “A aplicação dos imunizantes acontece em três fases com grupos prioritários em cada uma delas. A primeira fase contempla três grupos prioritários: o primeiro tem como foco a imunização dos trabalhadores da saúde da área assistencial que estão na linha de frente; trabalhadores em instituições de longa permanência; profissionais de residências terapêuticas. O segundo grupo abrange pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 18 anos ou mais com deficiência, em residências inclusivas; e idosos com 75 anos ou mais; e o terceiro grupo os demais trabalhadores da saúde”.
A PJF informa também que na segunda fase, os idosos entre 60 e 74 anos terão prioridade para receber as doses, enquanto que na terceira, serão as pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão sistêmica grave e doença renal, entre outras. O público prioritário estimado em todos esses grupos no município é de 135.223.