SE realiza primeira reunião oficial com direção das escolas municipais e das creches parceiras

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13, de forma on-line, a primeira reunião oficial da nova gestão da Secretaria de Educação (SE) com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, além das coordenadoras de creches parceiras do município. O evento contou com a presença da prefeita, Margarida Salomão, que destacou a capacidade da nova gestão da SE, composta por profissionais especializados em suas áreas de atuação. “É uma força de trabalho super preparada para encarar esse desafio imenso que temos diante de nós”, disse.

A prefeita, que é professora por formação, destacou os desafios enfrentados pela educação por conta da pandemia que mantém as escolas fechadas e altera o trabalho dos profissionais de educação. “Nós sabemos da dificuldade, porque uma grande parte da educação se dá mesmo é na escola. É pela convivência com outras pessoas, fora da família, que não são necessariamente da comunidade imediata. É a convivência com os pares, a convivência com os professores, com as professoras e com os educadores. Isso nós sabemos que é um elemento absolutamente imprescindível da formação humana”.

Outros apontamentos feitos pela prefeita foram a constitucionalização do Fundeb, a importância do papel da equipe diretiva na escola, além da incorporação da tecnologia no processo pedagógico e a busca pela educação integral, combinando outros setores como saúde, esporte, cultura, assistência social e participação popular nos territórios. O educador, Paulo Freire, foi citado como um exemplo importante a ser seguido principalmente num cenário tão atípico como o atual.

Em seguida, a secretária de Educação, Nádia Ribas, apresentou a equipe da nova gestão composta pela subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Graciele Fernandes Ferreira Mattos e pelas gerentes dos departamentos, Luciana Castro Oliveira Machado (Planejamento Pedagógico e de Formação), Ana Cecília de Almeida Francisquini (Departamento de Execução Instrumental), Fábia Delagrazia (Departamento de Planejamento, Pessoas e Informação), Ana Lúcia Lopes (Departamento de Educação Infantil), Marisa de Freitas (Departamento de Ensino Fundamental) e Ana Paula Xavier (Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando).

No encontro realizado pelo YouTube, a equipe apresentou os principais desafios para este ano e respondeu aos questionamentos dos participantes. Foram trabalhados diversos temas como o Kit Alimentação; a participação popular na educação; austeridade; entre outros. A secretária destacou que “um dos grandes desafios da atual gestão é construir canais de comunicação envolvendo todos os profissionais da educação, até chegarmos aos alunos e demais membros das comunidades escolares”.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.