Durante a Reunião Ordinária dessa segunda-feira (4), os vereadores iniciaram os trabalhos da próxima legislatura. Seguindo o Regimento Interno, a primeira Reunião Ordinária de cada período não contou com aprovações e discussões de projetos. A reunião também foi a primeira do novo Presidente do Legislativo, o vereador Juraci Scheffer (PT). Os novos vereadores usaram a Tribuna do Plenário e apresentaram propostas e plataformas para os próximos anos. O vereador Bejani Júnior (PODE) pediu que fosse enviada uma Mensagem do Executivo para criação de PL de auxílio mínimo e lembrou os riscos de aumento nos casos de COVID-19 depois das festas de final de ano e de viagens para cidades do estado do Rio de Janeiro. A também vereadora Laiz Perrut (PT) ressaltou a eleição de quatro mulheres na legislatura, além da prefeita Margarida Salomão. Laiz também apresentou que pedirá a compilação de todas as leis municipais para que possa analisar a atualização e modernização de leis antigas. A vereadora recordou, ainda, a perda do pai em 2020, vítima da COVID-19.
O mesmo destaque para os casos da doença após as festividades foi pontuado pelo vereador Julinho Rossignoli (PATRIOTA), que também lamentou a perda de dois amigos que trabalharam na campanha e que faleceram antes da posse, um deles vítima da COVID-19. Já Cida Oliveira (PT) destacou a realidade de Juiz de Fora diante dos problemas nacionais e das dificuldades socioeconômicas dos próximos anos sem o auxílio emergencial. Também em sua primeira legislatura, a vereadora Kátia Protetora (PSC) enfatizou os trabalhos pela causa animal. Eleita pelo PSOL, Tallia Sobral salientou os índices de violência contra pessoas LGBTQIA+, mulheres e negros. Sobre a pandemia, a vereadora também mostrou preocupação com a segurança dos profissionais de saúde. O vereador Tiago Bonecão (CIDADANIA) mostrou preocupação com o número insuficiente de funcionários do DEMLURB nas atividades de capina para cobrir toda a cidade e propôs um choque de limpeza.
Durante a reunião, o vereador Sargento Mello Casal (PTB), em sua segunda legislatura, apresentou vídeos e imagens com problemas relacionados às chuvas no bairro Monte Castelo e denunciou, ainda, a abertura de uma rua em área particular.
Fonte: Assessoria