Conselho entrega “Plano Municipal de Turismo de Juiz de Fora”

Foi lançada nesta sexta-feira (18), o “Plano Municipal de Turismo de Juiz de Fora”, no qual apoia a condução do desenvolvimento do setor na cidade, prevê objetivos e ações estratégicas a serem implementadas, geridas e monitoradas em médio e longo prazos. O documento foi entregue pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), para o prefeito Antônio Almas (PSDB).

O mandatário destaca a criação do projeto e também os compromissos entre o turismo e a população, “Vejo na cidade uma potencialidade muito grande quanto ao turismo, e vocês demonstram, com o trabalho que executaram, o quanto isso pode se viabilizar”, ressaltou o prefeito, acrescentando que “outra questão é a possibilidade de buscar a participação popular em todas as construções da Prefeitura, um tema muito caro para mim, materializado pela entrega do Plano”.

A elaboração do projeto contou com a participação da sociedade, através reuniões periódicas e sistemáticas, nas quais viabilizaram a construção coletiva e colaborativa do plano. Passou também por contribuição das entidades da cadeia produtiva do turismo local: Comtur; PJF, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta); Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau; Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Regional Zona da Mata; Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa); e Polo Ecológico e Gastronômico do Rio do Peixe, dentre outras.

“A Prefeitura vem trabalhando há bastante tempo, com a preocupação de consolidar o turismo como grande vetor de desenvolvimento, emprego e renda em Juiz de Fora. O que estamos entregando é uma das principais ferramentas de gestão e tomada de decisão, principalmente para a gestão pública, sobre o turismo. O documento, entende o setor hoje, considera oportunidades, ameaças e define quais são os pontos que podem ser alcançados, o que é fundamental, junto à Lei, que foi encaminhada à Câmara, para estabelecer um marco regulatório e dar segurança jurídica”, avaliou o titular da Sedeta, Jackson Fernandes Moreira.

Encerrando sua gestão na presidência do Comtur, Tatyana Hauck Herdy Hill falou do trabalho realizado pelo Conselho nos últimos anos, e reforçou a importância da atuação coletiva: 

“Esta entrega mostra o quanto a união e esforço coletivo fazem a diferença, e permitem que tenhamos, hoje, essa ferramenta de gestão para um turismo fortalecido, integrado, para atender a todos os setores, voz de toda a sociedade”, enfatizou.

O encontro marcou também a posse dos novos conselheiros do Comtur JF, para a gestão 2020/2022. Confira a lista:

– Presidência: Alexandre Chandretti Vicente Vaz, da Cervejaria São Bartolomeu;

– Vice-presidência: Mariana Pereira Chaves Pimentel, do Departamento de Turismo da UFJF;

– Secretária: Caroline Sobral de Mello, do JFRC&VB

Conselho Fiscal:

– Paola Maria Frizero Schaeffer, da Casa D`Itália;

– Marcelo Cruz, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Juiz de Fora (SHRBS JF);

– Varela Luis de Aragão, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav);

– Ianca Bertante Camara, do Circuito Turístico Caminho Novo (CTCN);

– Luiz Paulo Smargiassi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.