Pelo quarto ano – sendo os últimos três consecutivos -, o laboratório do Hospital de Pronto Socorro “Dr. Mozart Geraldo Teixeira” (HPS) recebeu o selo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).
Por atuarem em unidade de urgência e emergência, a rapidez faz parte do dia a dia dos profissionais, e a avaliação comprovou que o trabalho vem sendo feito com resultados confiáveis, dentro dos valores esperados. Isso, segundo a responsável técnica do laboratório, Joelma de Souza Coimbra Ishii, é muito importante no acompanhamento e definição da conduta da equipe médica, em relação a cada paciente: “Nossos equipamentos e nossa equipe técnica são excelentes”, afirmou. O corpo técnico é integrado por nove farmacêuticos, 11 técnicos de laboratório, um servidor administrativo, um agente de atendimento, um técnico de enfermagem e uma auxiliar de serviços gerais.
Seguindo a dinâmica da avaliação, o PNCQ envia mensalmente amostras com valores desconhecidos. Os exames são realizados pelo laboratório do HPS e os resultados analisados pelo programa. O elevado padrão de qualidade só é reconhecido se for alcançado mais de 90% de acerto em todos os meses.
A unidade recebe material de pacientes internados e atendidos em urgência e emergência no Hospital, na Regional Leste, no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e nos departamentos de Internação Domiciliar (DID) e o de Controle de Risco Biológico (Parbos). A média mensal é de 35 mil exames de sangue e urina.
Outras premiações
O laboratório do HPS foi premiado pela primeira vez em 2016, e voltou a ter sua atuação reconhecida em 2018, 2019 e agora, em 2020. Todos os laboratórios públicos e privados do país têm que se inscrever em um dos órgãos de controle. Além do PNCQ, há o Controllab.
Fonte: Assessoria