Professora, jornalista, escritora, contadora de histórias, “sacióloga” – especialista em sacis- e coordenadora de Projetos de Incentivo à Leitura da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, Margareth Assis Marinho foi homenageada na edição 2020 do Troféu Mulher Cidadã, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, junto a outras 15 mulheres que prestaram relevantes serviços à cidade em variadas áreas de atuação.
A homenagem foi recebida no gabinete do prefeito Antônio Almas, já que a solenidade de entrega do troféu, que estava prevista para ser realizada em março, teve que ser adiada e alterada em razão da pandemia da covid-19.
Margareth conta que o troféu é o reconhecimento de tantos anos na área de incentivo à leitura, “esse prêmio vem validar todos os projetos que já criei e coloquei em desenvolvimento, principalmente com as crianças de Juiz de Fora”.
A servidora tem vários projetos de leitura premiados como um dos melhores de incentivo no Brasil. Um deles é o “Projeto Escola de Escritores”, em funcionamento na Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM) desde 2014 e que já atendeu mais de quinhentas crianças com aulas de leitura e escrita, que geraram a produção de três antologias com textos dos alunos.
Além disso, Margareth tem sete livros infantis publicados: “A tia Míope”, “Dossiê Saci” (lançados com aporte da Lei Murilo Mendes), “Pé de Saci”, “O fantasma na árvore”, “Galinha assada? Hummm!!!” e o “Manual de Saciologia” – que ganhou o prêmio OffFlip de Literatura Infantojuvenil 2018, em segundo lugar.
Fonte: Assessoria