O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, se reuniu na noite dessa quinta-feira (10), para analisar o horário de funcionamento de bares e restaurantes, bem como o comércio durante as compras de Natal. Além disso, a equipe decidiu manter Juiz de Fora na ‘Onda Amarela’ do Programa Minas Consciente.
Durante o encontro, os membros analisaram o documento encaminhado pelos donos de bares e restaurantes do município, no qual solicita a liberação de bebidas alcoólicas dentro dos estabelecimentos. Mesmo assim o Comitê decidiu por manter o veto, justificando que para que seja feito o consumo, a pessoa deve tirar a máscara, o que deixa exposta para a contaminação do Covid-19.
Além disso, nos locais citados, há grande probabilidade de descumprimento das normas de prevenção à doença, tais como: distanciamento social e higienização frequente das mãos. Mesmo diante das restrições, o Executivo determinou que os estabelecimentos estarão em funcionamento de forma ininterrupta, entre 10h e 22h, não somente nos dias de semana. Antes o horário era das 11h às 15h e das 18h às 22h. A nova determinação entra em vigor neste sábado (12).
Comércio no período de compras natalinas
Outro ponto discutido pelo Comitê, foi referente ao horário de atividade do comércio, durante o período das compras de Natal. Foi decidido que no próximo dia 19, as lojas estarão abertas das 9h às 17h. No dia 20, de 10h às 16h e nos dias 21, 22 e 23, das 8h às 20h.
Boletim de quinta-feira
Segundo o boletim divulgado na quinta-feira, pela Secretaria de Saúde (SS), o município contabilizou 401 hospitalizações por Covid-19. Além disso, foram notificados 86 novos casos da doença, totalizando 10.942. Além disso, mais 12 pacientes perderam a vida. No acumulado são 380 óbitos e 36.949 são considerados suspeitos de estarem infectados.