Confirmado para 2021 pela Haas, o piloto russo Nikita Mazepin, é acusado de assédio

Passada uma semana após o anúncio oficial da Haas, o piloto russo Nikita Mazepin, foi acusado de assédio sexual, após publicar um vídeo em suas redes sociais, no qual ele tenta colocar a mão dentro da blusa de uma jovem. Na ocasião, Mazepin estava em um carro, acompanhado dos amigos e da mulher. O caso ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e já foi comentado pela Haas, bem como pelo próprio piloto. 

Apesar do vídeo ter sido excluído, diversos usuários do mundo inteiro tiveram acesso às imagens e fizeram compartilhamentos, como forma de repúdio. Aqui no Brasil, o assunto ficou nos trending topics do Twitter, por ter sido bastante comentado. Em outros países, fãs da F1 fizeram um abaixo-assinado pedindo a demissão de Mazepin. Até então, foram feitas 11 mil assinaturas.

Em publicação pelo Twitter, a Haas repudia o ato cometido pelo jovem russo e que o assunto será resolvido internamente, “A Haas não apoia o comportamento de Nikita Mazepin no vídeo recentemente postado em suas redes sociais. Além disso, o fato de que o vídeo foi publicado em uma rede social também é repugnante para a Haas. O assunto está sendo tratado internamente e nenhum comentário adicional será feito neste momento”.

O próprio Mazepin, também fez um breve pronunciamento sobre o caso, através de sua conta do Instagram, “Eu gostaria de me desculpar pelas minhas ações recentes do meu próprio comportamento inadequado e pelo fato de ter sido postado em uma mídia social. Peço desculpas pela ofensa que eu certamente causei e pelo constrangimento que trouxe para a Haas F1. Eu tenho que me manter em um alto padrão como piloto de Fórmula 1 e reconheço que decepcionei a mim próprio e muitas pessoas. Prometo que vou aprender com isso”.

Problemas dentro e fora das pistas

O histórico de Nikita Mazepin dentro e fora das pistas, não é nem um pouco favorável ao jovem russo. Por conta disso, ele vem sendo criticado pelas atitudes antidesportivas. Em 2016, ele foi suspenso de uma corrida da F3, após desferir um soco no inglês Callum Ilott, por conta de um desentendimento na pista.

Na penúltima etapa da atual temporada da F2, Mazepin foi punido em duas ocasiões, após uma série de manobras antidesportivas contra o brasileiro Felipe Drugovich e o japonês Yuki Tsunoda. O piloto russo até subiu ao pódio, mas a direção de prova aplicou punição de 10 segundos em seu tempo, fazendo com que caísse para a nona posição na corrida.

Fora das pistas, Mazepin foi protagonista de publicações polêmicas na internet. A primeira delas, ele “comemora” o aniversário de um ano do primeiro caso de Covid-19. A outra situação foi em uma live feita por George Russell, titular da Williams e substituto de Lewis Hamilton na Mercedes, onde o russo sugeriu em tom de piada, de que o jovem inglês estaria “saindo do armário”, cuja brincadeira não foi bem vista pelos fãs.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.