Em reunião realizada na noite de quinta-feira (3), na sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, definiu que o município irá regredir para a ‘Onda Vermelha’ do Programa Minas Consciente, a partir da segunda-feira (7).
Conforme o Executivo, o novo Decreto contendo as novas restrições será publicado neste sábado (5) e a equipe voltará a se reunir na próxima quinta-feira (10). A decisão foi tomada em meio à piora no cenário do Coronavírus no município.
De acordo com informações do Governo de Minas Gerais, nesta semana, as macrorregiões Sudeste, incluindo Juiz de Fora, Sul e Vale do Aço permanecem na onda amarela. Porém se for o caso das ondas indicadas serem diferentes tanto para a macro, quanto para a micro, cabe a cada prefeito decidir por quais das opções irá escolher.
Esta fase do Programa, é avaliada como a mais restritiva e nela estão incluídos apenas os serviços considerados essenciais. Confira abaixo as atividades citadas na ‘Onda Vermelha’:
– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
– Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços de ambulantes de alimentação;
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Recorde de novos casos da doença
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SS), Juiz de Fora registrou mais 483 pessoas infectadas, totalizando 9.934. Segundo o levantamento, foram notificados mais três mortes pela doença, acumulando 336 óbitos.
Hospitalizações
Segundo informações da PJF, os leitos de enfermaria estão com 65,13% de ocupação. Já os os leitos de UTI e SUS, estão com taxa de 84,77% e 82,74% respectivamente.