Secretário Estadual de Saúde, Carlos Amaral, avalia situação do Covid-19 em Juiz de Fora

O Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Amaral, esteve presente nesta segunda-feira (30) em Juiz de Fora, para fazer uma avaliação do cenário do Covid-19 no município. O prefeito Antônio Almas (PSDB) também esteve presente na reunião realizada na Superintendência Regional de Saúde.

Durante o encontro, o Secretário informou que há possibilidades de haver novas restrições e também mudança de onda no Programa Minas Consciente. Ele conta ainda que há chances do município regredir de fase:

“É possível, sim, que nós mantenhamos na mesma onda ou que o Minas Consciente sinalize alguma necessidade de regressão. Mais do que pensar em regressão, é necessário pensar em comportamento. O que nós estamos vendo é que o comportamento coletivo não está sendo consciente para controlar a epidemia. Quando sinalizamos uma regressão, nós queremos orientar a sociedade que aquilo que está sendo feito não está sendo suficiente e que é necessário fazer um pouco mais.”

Ele reforça ainda sobre os cuidados na prevenção à doença e também nas questões de higienização, “Aglomerar, não usar máscara, não se cuidar, não são adequados. Estes cuidados é que garantem que não teremos explosão de casos, e com isso, toda a estrutura que foi montada poderá dar suporte à necessidade da população.”

Em meio ao cenário delicado da pandemia na cidade, Carlos Amaral frisa que não há risco de um possível colapso no sistema de saúde em Juiz de Fora:

“O que estamos fazendo é uma preparação para que isso não aconteça, mas é fundamental que a população mantenha distanciamento. Se o número de casos aumentar exponencialmente, aí sim pode haver alguma dificuldade mas, neste momento, esse risco não é definido.”

Criação de novos leitos

Durante a coletiva, o Secretário diz que o Governo de Minas Gerais trabalha para a criação de mais 20 leitos de UTI no município e que estes são destinados ao tratamento do Coronavírus. 

Boletim epidemiológico

O novo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (30) pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), aponta que o município obteve mais 145 novos casos por Coronavírus, nas últimas 24h, totalizando 9.219 pessoas infectadas.

Conforme os dados, foram confirmadas mais nove mortes pela doença, acumulando 325 óbitos. Além disso, 31.590 pacientes são suspeitos de terem a doença.

Óbitos:

Homem, de 51 anos, morreu no sábado, 28. Comorbidades: Diabetes Mellitus (DM), obesidade e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS);

Mulher, de 39 anos, morreu no sábado, 28. Comorbidade: obesidade;

Idosa, de 92 anos, morreu na sexta-feira, 27. Comorbidades: Doença Cardiovascular Crônica (DCC), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e marcapasso.

Idoso, de 74 anos, morreu no sábado, 28; Comorbidades: Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS);

Homem, de 41 anos, morreu na sexta-feira, 27. Comorbidades: Doença Cardiovascular Crônica (DCC) e Diabetes Mellitus (DM);

Idosa, de 74 anos, morreu no domingo, 29. Comorbidades: Doença Cardiovascular Crônica (DCC) e Diabetes Mellitus (DM);

Homem, de 56 anos, morreu no sábado, 28. Comorbidades: Doença Cardiovascular Crônica (DCC) e Diabetes Mellitus (DM);

Idoso, de 71 anos, morreu na sexta-feira, 27. Comorbidade: Doença Cardiovascular Crônica (DCC).

Leitos 

Segundo informações da PJF, os leitos de enfermaria estão com 65,19% de ocupação. Já os os leitos de UTI e SUS, estão com taxa de 83,28% e 74,62% respectivamente.

Exames da UFJF

No período do dia 23 a 27 deste mês, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cadastrou um total de 696 exames referentes ao Covid-19 no município, sendo que 32 estão sob análise e 664 laudos foram emitidos. Os testes são feitos em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e todos são oriundos do Sistema Único de Saúde de 52 municípios das regionais de saúde de Juiz de Fora e Leopoldina.

Conforme os dados divulgados pela instituição, foram feitos exames em 29 municípios durante o período citado. Ao todo foram 995 testes cadastrados, com 32 em análise e 963 laudos emitidos. Desde que as avaliações começaram a ser feitas no dia 17 de abril, já foram emitidos 12.678 laudos no geral.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.