Definidos os prefeitos de mais 18 capitais e outras 39 cidades brasileiras

Cidadãos de 18 capitais e 39 municípios com mais de 200 mil eleitores escolheram seus prefeitos nesse domingo (29), no segundo turno das eleições de 2020. Apenas Macapá (AP), prejudicada pelo apagão elétrico que afetou o estado no mês de novembro, fará a escolha de prefeito e vereadores em 6 de dezembro.

Às 20h40, 99,99% das seções do país já tinham sido totalizadas, contrastando com a lentidão do primeiro turno. O comparecimento foi de 70,50% do eleitorado, e a abstenção foi de 29,50%. 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, considerou a “missão cumprida”. Ele frisou que a abstenção foi maior do que o tribunal desejaria, mas, considerando o cenário de pandemia de covid-19 que já ceifou a vida de mais de 170 mil brasileiros, a eleição foi bem-sucedida, pois temia-se uma abstenção “colossal”.

“Com 70%, posso dizer que houve um comparecimento maciço às urnas” disse.

Em entrevista coletiva pouco depois das 20h, Barroso detalhou as providências necessárias desde o início da pandemia, do adiamento até a garantia de eleições em condições de segurança sanitária, minimizando os riscos de contágio pela covid-19. Ele explicou as tentativas de ataques ao sistema do TSE.

“Não houve ataques bem-sucedidos” garantiu.

Barroso também destacou dois números: a eleição de 649 mulheres para prefeitura e de 885 vice-prefeitas, e o “aumento relevante” de 29% para 32% de candidatos pretos e pardos eleitos. 

Foram 97.024 urnas para votação em todo o país, com a substituição de 713 delas, ou 0,49% do total. Uma seção eleitoral de São Paulo precisou fazer a votação manual, porque a urna eletrônica instalada teve problema. Os tribunais regionais eleitorais também promoveram duas auditorias em urnas sorteadas, para demonstrar a transparência e a confiabilidade dos equipamentos e para a verificação dos programas instalados e das assinaturas digitais dos sistemas lacrados pela Justiça Eleitoral. O processo foi acompanhado por jornalistas e representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Neste segundo turno, houve a participação de 5.157 militares em 40 municípios de Maranhão, Ceará, Amazonas, Acre e Rio de Janeiro, atuando no transporte e proteção de urnas e trabalhadores. Eles se somaram aos 93 mil agentes de segurança (policiais militares, civis, federais, agentes rodoviários) que trabalharam para garantir a segurança das eleições em todo o Brasil. No primeiro turno, 601 cidades contaram com o apoio das Forças Armadas. 

Agilidade

O primeiro nome confirmado, pouco mais de 40 minutos após o encerramento da eleição, foi o de Edmilson Rodrigues (PSOL) para a prefeitura de Belém (PA). Com 51,76% dos votos, ele derrotou o candidato Delegado Federal Eguchi (Patriota), que teve 48,24% dos votos.

A segunda capital com a eleição confirmada foi Vitória (ES), que escolheu Delegado Pazolini (Republicanos) com votos de 58,50% do eleitorado. O adversário, João Coser (PT), teve 41,5% dos votos.

João Pessoa (PB) foi a primeira capital com 100% das urnas apuradas. O ex-senador Cícero Lucena (PP) foi eleito prefeito com 53,16% dos votos, contra Nilvan Ferreira (MDB), que obteve 46,84% da votação.

A maior cidade do país, São Paulo, confirmou a renovação do mandato de Bruno Covas (PSDB), que recebeu 59,38% dos votos, contra Guilherme Boulos (PSOL), escolhido por 40,62% do eleitorado.

Porto Alegre (RS) escolheu Sebastião Melo (MDB) por 54,63% dos votos, contra 45,37% destinados a Manuela D’Ávila (PCdoB).

O Rio de Janeiro (RJ) não quis renovar o mandato de Marcelo Crivella (Republicanos), elegendo Eduardo Paes (DEM) prefeito com 64,07 % dos votos. Crivella obteve 35,93%.

A maior parte dos candidatos que chegaram à frente no primeiro turno confirmaram o favoritismo no segundo turno, com raros casos de virada, como em Manaus (AM). Na capital do Amazonas, David Almeida (Avante) foi eleito prefeito com 51,27% dos votos, contra 48,73% de Amazonino Mendes (Podemos). No primeiro turno, Amazonino teve 24,31% da preferência do eleitorado, e David Almeida, 22,74%.

Confira a lista dos prefeitos eleitos nas capitais no segundo turno

Aracaju (SE): Edvaldo (PDT) – reeleito;

Belém (PA): Edmilson Rodrigues (PSOL);

Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB);

Cuiabá (MT): Emanuel Pinheiro (MDB) – reeleito;

Fortaleza (CE): José Sarto (PDT);

Goiânia (GO): Maguito Vilela (MDB);

João Pessoa (PB): Cícero Lucena (PP);

Maceió (AL): João Henrique Holanda Caldas (PSB);

Manaus (AM): David Almeida (Avante);

Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB);

Porto Velho (RO): Hildon Chaves (PSDB) – reeleito;

Recife (PE): João Campos (PSB);

Rio Branco (AC): Tião Bocalom (PP);

Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (DEM);

São Luís (MA): Eduardo Braide (Podemos);

São Paulo (SP): Bruno Covas (PSDB) – reeleito;

Teresina (PI): Dr. Pessoa (MDB);

Vitória (ES): Delegado Pazolini (Republicanos);

 

Confira a lista dos prefeitos eleitos nas capitais no primeiro turno

Belo Horizonte (MG): Alexandre Kalil (PSD) — reeleito; 

Campo Grande (MS): Marquinhos Trad (PSD);

Curitiba (PR): Rafael Greca (DEM) — reeleito; 

Florianópolis (SC): Gean Loureiro (DEM) — reeleito; 

Natal (RN): Álvaro Dias (PSDB) — reeleito;

Palmas (TO): Cinthia Ribeiro (PSDB); 

Salvador (BA): Bruno Reis (DEM);

 

Fonte: Agência Senado




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.