Estão definidos os postes para o sorteio das eliminatórias europeias, para a Copa do Mundo 2022

Após a divulgação do ranking da FIFA de novembro, foram definidos também os potes com as 55 seleções, que irão disputar as eliminatórias europeias, para a Copa do Mundo Catar 2022. A fase qualificatória está programada para começar em março do próximo ano. 

O sorteio que irá definir os componentes de cada grupo, será realizado de forma virtual, no dia 7 de dezembro, em Zurique na Suíça. Ao todo, são 10 grupos, sendo que uma metade contará com 5 equipes e a outra com 6.

Por questões geopolíticas, as eliminatórias na Europa têm restrições quanto a sua disputa. Como por exemplo, Armênia e Azerbaijão não podem ficar na mesma chave. Mesmo caso de Espanha e Gibraltar. A situação mais delicada fica por conta de Kosovo, Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Rússia, que não podem se enfrentar e sequer jogar contra a Ucrânia.

Assim como ocorre em todas as fases qualificatórias, a divisão é feita por continente. No caso da Europa, são 13 vagas disponíveis, sendo que os 10 melhores primeiros colocados se classificam diretamente. Os 10 melhores segundos fazem uma disputa por mata-mata na fase de repescagem. Além disso, serão incluídos dois times que foram líderes de suas chaves na Liga das Nações 2020/21 e não conseguirem vaga direta para o Mundial. 

Os cabeças de chave são compostos pelos 10 times mais bem ranqueados, que são: Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Holanda. A distribuição das outras 45 seleções se baseou no ranking da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA). Confira abaixo a divisão dos potes:

Pote 1: Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Holanda;

Pote 2: Suíça, País de Gales, Polônia, Suécia, Áustria, Ucrânia, Sérvia, Turquia, Eslováquia e Romênia;

Pote 3: Rússia, Hungria, Irlanda, República Tcheca, Noruega, Irlanda do Norte, Islândia, Escócia, Grécia e Finlândia;

Pote 4: Bósnia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia do Norte, Albânia, Bulgária, Israel, Bielorrússia, Geórgia e Luxemburgo;

Pote 5: Armênia, Chipre, Ilhas Faroe, Azerbaijão, Estônia, Kosovo, Cazaquistão, Lituânia, Letônia e Andorra;

Pote 6: Malta, Moldávia, Liechtenstein, Gibraltar e San Marino;




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.