O Conselho da FIFA se reuniu nessa terça-feira (17), para falar sobre a realização do Mundial de Clubes Catar 2020. A entidade máxima do futebol, definiu que o torneio terá seu pontapé inicial, marcado para o dia 1º de fevereiro do próximo ano e a grande decisão será no dia 11 do mesmo mês. A princípio, a competição estava marcada para dezembro deste ano, entretanto, por conta da pandemia do Coronavírus, deve de ser adiada para 2021.
Esta será a última edição com o formato de sete times participantes, representando cada continente. O futuro campeão da Libertadores, entrará diretamente na semifinal, exatamente uma semana após a grande final no Maracanã, marcado para o dia 30 de janeiro.
Além disso, o calendário do futebol brasileiro coincidiu com o período de realização do Mundial. O Brasileirão tem as cinco últimas rodadas em fevereiro, que serão encerradas até o dia 24. Os dois jogos da final da Copa do Brasil são nos dias 3 e 10.
A FIFA informa ainda que a própria entidade, junto com os organizadores, irão fornecer todas as medidas de segurança e prevenção ao Covid-19.
O atual campeão do mundo é o Liverpool, que venceu na grande decisão de 2019, ao derrotar o Flamengo por 1×0 na prorrogação, com gol de Roberto Firmino.
Novo formato
Como citado anteriormente, este será a última edição do Mundial de Clubes, com sete times participantes. A FIFA estabeleceu que haverá um novo formato, com 24 equipes, porém não há data para entrar em vigor. A princípio, a disputa seria na China. O novo torneio gerou algumas resistências da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), mas Gianni Infantino, presidente da FIFA, deixou claro que não vê isso como um problema.