Museu apresenta acervo do período de transição entre Império e República

O final do Império no Brasil e a transição para a República foram marcados por diversos acontecimentos e eventos, e, em referência a esse período, a equipe do Departamento de Acervo Técnico e Ações Culturais (Datec) selecionou conjunto de itens do acervo para apresentar nesta edição do projeto “A Peça da Semana”, no Museu “Mariano Procópio”. Dentro desse contexto, alguns pontos relacionados a figuras históricas: xícara com pires, do Serviço de Baile da Ilha Fiscal; pratos em porcelana, um alusivo ao marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), e outro retratando Floriano Peixoto (1839-1895), incluindo ai um copo de vidro. Todos eles datados do final do século 19 e início do 20.

A última grande festa monárquica, ocorrida em 9 de novembro de 1889, apenas seis dias antes da proclamação da República, ficou popularmente conhecida como “Baile da Ilha Fiscal”. O evento, em homenagem aos oficias do navio chileno “Almirante Cochrane”, marcou simbolicamente os últimos dias do Império no Brasil e o exílio da Família Imperial em território francês.

A proclamação da República foi o resultado da atuação do Movimento Republicano, que se iniciou na década de 1870. Conforme observa a professora-doutora Cláudia Viscardi, da Universidade Federal de Juiz de FDora (UFJF), em vídeo produzido a convite da equipe do Datec, e postado nas redes sociais do Museu, a República foi proclamada por meio de golpe civil-militar, do qual participaram alguns setores das elites política e cafeicultora e alguns intelectuais e militares, especialmente os mais jovens e de baixa patente, e marechais como Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Parte dos objetos apresentados no projeto “A Peça da Semana” estão relacionados à necessidade de construção de cultura política favorável à República, com a criação de novo repertório de símbolos, como nova bandeira, hino e feriados, além da construção de representações de novos personagens históricos, como Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, primeiro e segundo presidentes do Brasil.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.