Visando a segurança dos mais de 400 mil eleitores, que irão votar em seus respectivos candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereador, as Polícias Civil (PCMG), Federal (PF), Militar (PM) e a Guarda Municipal (GM) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), preparam esquema de segurança, para a votação do primeiro turno das Eleições 2020 neste domingo (15).
A PF informa que durante o dia, serão utilizados drones para auxiliar na fiscalização, prevenção e repressão de crimes, pelas principais zonas eleitorais espalhadas pelo município. Os equipamentos irão sobrevoar pelos locais e contam com câmera de maior alcance do zoom, capaz de identificar suspeitos, placas de automóveis, entregas de santinhos e compras de votos.
Quanto à Polícia Civil, o delegado Armando Avólio Neto, da 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora, relata que todos os delegados de todas as comarcas existentes na região, prestarão apoio às delegacias de plantão, em caso de qualquer eventualidade no domingo.
Já a PM informa que 100% do efetivo da 4ª Região, estará atuando durante o primeiro dia das eleições. Estão incluídos militares que trabalham no serviço administrativo e os que trabalham no serviço operacional.
Entretanto, por conta das questões estratégicas, a corporação não informa a quantidade de policiais que estarão de serviço. Além disso, explica também que trabalhará nas atividades de segurança pública, em conjunto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Será feito policiamento antes, durante e após a votação, além da escolta e segurança das urnas eletrônicas.
Junto aos policiais civis, federais e militares, os membros da Guarda Municipal também irão atuar no período. Ao todo, 43 guardas e 3 viaturas irão executar seus respectivos trabalhos. Eles farão segurança na sede da Justiça Eleitoral na Avenida Itamar Franco, dar apoio no recolhimento das urnas e fazer rondas na seção eleitoral do 1º andar do Independência Shopping.
Regras para a votação
O TRE divulgou regras para o dia da votação. Dentre as normas elaboradas, os eleitores com idade acima dos 60 anos, poderão votar preferencialmente no horário entre 7h00 e 10h00 da manhã. A partir das 10h00 até às 17h00, a votação estará disponível para o público normal. Todos devem estar com posse de identidade e título de eleitor.
Conforme o TRE, o mesário não poderá pegar os documentos dos votantes e estes devem ser mostrados. É recomendado que o eleitor utilize álcool em gel, antes e depois de votar, bem como o uso obrigatório de máscara de proteção. Além disso, como ocorre em todas as Eleições, é feita assinatura que comprove a votação em cada turno. O TRE determina que cada eleitor leve sua própria caneta, como forma de prevenção ao Coronavírus.