Na manhã desta quinta-feira (12), a Seleção Brasileira realizou seu último treino, antes de viajar para São Paulo, onde enfrentará a Venezuela nesta sexta-feira (13), pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2022. O técnico Tite voltou a trabalhar conceitos táticos com o time, dessa vez em campo reduzido.
Foram feitos dois treinos coletivos, sendo que no primeiro, os jogadores de linha do elenco foram divididos em dois para a realização de um jogo de dez contra dez em campo reduzido. A atividade não teve participação dos goleiros e utilizando balizas curtas, o objetivo de cada time era levar a bola até o outro lado para pontuar. O objetivo do trabalho é coordenar os movimentos defensivos da equipe, em marcação alta, bem como treinar a saída de bola contra pressão, quebrando linhas e avançando no campo.
Tite dividiu os jogadores em duas equipes, sendo que o time amarelo contou com Gabriel Menino, Marquinhos, Diego Carlos e Renan Lodi; Bruno Guimarães, Douglas Luiz, Everton Ribeiro, Richarlison, Roberto Firmino e Vinícius Júnior. Já o time azul era formado por: Danilo, Thiago Silva, Felipe, Alex Telles, Allan, Arthur, Lucas Paquetá, Everton, Pedro e Gabriel Jesus.
Após os coletivos, o treinador fez o chamado “treino invisível”. Em dois campos diferentes, os jogadores simularam situações táticas de jogo e treinaram movimentações defensivas e ofensivas. No fim, os jogadores ainda fizeram ajustes em bolas paradas de ataque e de defesa.
Escalação para o jogo
Durante entrevista coletiva, Tite definiu os 11 titulares, para o confronto diante dos Venezuelanos. O Brasil vai a campo com Ederson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Allan, Douglas Luiz e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison.
Mais um desfalque
Após a conclusão do treino na Granja Comary, a Comissão Técnica do Brasil confirmou o corte do lateral-direito, Gabriel Menino, por testar positivo para Covid-19. Diante deste cenário, Tite comenta sobre possível risco de contágio da doença:
“O doutor colocou o que foi feito. Ele vai acelerar outros testes. Nesse meio tempo não há problema nenhum nós irmos para o jogo. A grosso modo, a informação nos dada – para todos os atletas e comissão técnica – foi essa”.
Além disso, a Seleção havia perdido os zagueiros Rodrigo Caio e Éder Militão; os volantes Fabinho e Casemiro e o meia Philippe Coutinho, todos por conta de lesão. Foram convocados para os lugares deles Diego Carlos, Felipe, Allan, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá.
Quanto ao caso de Neymar, assim como havia sido confirmado pelo Departamento Médico, ele está de fora do jogo desta sexta-feira, uma vez que continua em recuperação de lesão na coxa direita. Entretanto, Tite espera contar com o atacante para o clássico diante do Uruguai, na terça-feira (17).
Próximos compromissos
Como citado na abertura da reportagem, o Brasil encara a Venezuela, nesta sexta-feira (13), às 21h30 no Estádio do Morumbi em São Paulo e contra o Uruguai no dia 17 deste mês, às 20h00 no Estádio Centenário em Montevideo.