Nesta edição especial do mês da criança, o projeto “A peça da semana” apresenta a pintura intitulada “Jardin des Plantes”, do artista francês Jules Scalbert (Paris, 1851 – Paris, 1928). A pintura, da segunda metade do século XIX, com técnica à óleo sobre tela, mede 93x73cm. Ela faz parte da Coleção de Alfredo Ferreira Lage e já esteve exposta na Galeria Maria Amália. Além da publicação da imagem nas redes sociais do museu, para esta edição foi produzido um vídeo, onde a historiadora Rosane Carmanini Ferraz destaca características da obra, dialogando com um dos temas trabalhados neste mês pelo Museu “Mariano Procópio”.
O “Jardin des Plantes” foi criado em 1635, originalmente como Jardim Real das Plantas Medicinais, por iniciativa de Guy de La Brosse, um dos médicos do rei da França, Luiz XIII. Seu objetivo era difundir conhecimentos sobre plantas e flores, além de formar futuros médicos e boticários. Em 1793, o jardim botânico tornou-se parte do Museu Nacional de História Natural, passando a contar, em 1794, com um zoológico, o Ménagerie, que sempre atraiu um grande público, conforme representado na obra em destaque. Estendendo-se atualmente por uma vasta área de 24 hectares, o “Jardin des Plantes” é uma das mais antigas instituições científicas da França.
Jules Scalbert é um pintor de natureza-morta, de gênero e de história. Expôs pela primeira vez no Salon de 1876, conquistando Menção Honrosa em 1889 e Medalha de 3ª classe em 1891 e 1901. Foi membro da Sociedade dos Artistas Franceses.
Fonte: Assessoria