Saúde do Trabalhador promove Seminário sobre temas que mais afligem os trabalhadores

Questões atuais que estão fragilizando os que se encontram no mercado de trabalho e causando prejuízos inclusive para a saúde mental serão tratados no “II Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. O evento será realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Dvisat)/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com as Universidades Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Rio de Janeiro (UFRJ).

No Seminário, serão discutidas questões relacionadas à Reforma da Previdência, enfrentamento da covid e “uberização” das atividades. As discussões acontecem entre terça-feira, 27, e sexta-feira, 30, de outubro, pelo canal do Youtube, da “Saúde Mental e Trabalho UFJF”, link: https://linktr.ee/smetufjf.

A gerente do Dvisat, Miriam Monteiro, informou que o evento é direcionado aos profissionais da área de saúde dos 104 municípios de abrangência do Cerest, bem como estudantes. Por abordar assuntos de interesse geral, a programação é aberta a todos os interessados. A transmissão se dará via Youtube e não há limites de participantes.

Programação

27/10 – 19 horas

Palestra
História do trabalho: Grandes fases no Brasil – período escravocrata, década de 30, momento atual.

Palestrantes
Sílvia Rodrigues Jardim
Graduada em Medicina, com Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela UFRJ. Desde 2012 está em exercício na Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) da Pró-Reitoria de Pessoal da instituição. Atuou como consultora do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, Capítulo dos Transtornos Mentais e do Comportamento.

Valéria Marques Lobo
Graduada em História pela UFJF, com mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Ciências Humanas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Tem experiência na área de História e Ciência Política, com ênfase em Estado e Sociedade, atuando principalmente em torno dos temas mundos do trabalho, legislação sindical e trabalhista, judiciário trabalhista e mercado de trabalho.

28/10 – 19 horas

Palestra
Quais os efeitos para a saúde mental do trabalhador após a Reforma da Previdência e a Revisão da Lista das Doenças Relacionadas ao Trabalho?

Palestrante

Bruno Chapadeiro
Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), perito judicial em Saúde Mental e Trabalho cadastrado nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) da 2ª, 9ª e 15ª Região, pesquisador-colaborador da Rede de Estudos do Trabalho (Ret) e do Grupo de Estudos “Impactos das Novas Morfologias do Trabalho Contemporâneo sobre o Viver, o Adoecer e o Morrer de Trabalhadores e Trabalhadoras” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP).

29/10 – 19 horas

Palestra
Desafios do reconhecimento e enfrentamento da covid 19 nas políticas de saúde do trabalhador no Brasil

Palestrantes

Maria Maeno
Graduada em Medicina pela Faculdade de São Paulo, possui Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela mesma instituição. Atuou como médica da Secretaria de Estado de Saúde e integrou a equipe do Programa de Saúde dos Trabalhadores da Zona Norte, que originou o Centro de Referência em saúde do Trabalhador do Estado, sob sua coordenação durante 16 anos. Foi docente do Curso de Mestrado de Gestão Integrada em Segurança no Trabalho e Meio Ambiente do Senac-SP e, atualmente, é pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, do Ministério da Economia.

Manoela Carneiro Roland
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, possui Mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Direito Internacional e da Integração Econômica pela UERJ. Atualmente, leciona na Faculdade de Direito da UFJF. Na graduação dá aula de Direito Internacional Público e Direitos Humanos e no Mestrado em Direito e Inovação.

30/10 – 14h

Palestra
Uberização do trabalho: Do adoecimento à perda de direitos

Palestrantes

Ana Cláudia Moreira Cardoso
Professora Visitante no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, Mestra em Ciência Política pela USP, Doutora em co-tutela entre o Departamento de Sociologia da USP e Universidade de Paris 8, No Pós-Doutorado realizou pesquisa no Centre de Recherche Sociologique et Politique de Paris. Trabalhou no Dieese por 26 anos. Foi professora de Ciências do trabalho na escola da instituição.

Andreia Ramos
Graduada em Medicina pela UFJF, tem Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ abordando, como tema, Saúde Mental e Trabalho. O Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental foi sobre o mesmo tema também pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Tem experiência na área de Ciências da Saúde com atuação também em saúde pública, assistência e educação em saúde.

Elcemir Paço Cunha
Doutor em Administração pela UFMG, professor associado da UFJF, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da instituição, coordenador do grupo de pesquisa Economia Política das Organizações.

Fonte: Assessoria

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.