Campeonato Argentino será retomado no dia 30 deste mês

A Associação de Futebol Argentino (AFA), confirmou nesta quinta-feira (15), a retomada da primeira divisão, para o próximo dia 30 de outubro e o encerramento será em meados de janeiro de 2021. A disputa havia entrado em hiato de seis meses, por conta da pandemia do Coronavírus. 

O presidente da associação, Claudio Tapia, antecipou que todos os jogos serão realizados com portões fechados, ou seja, sem a presença dos torcedores.

Conforme a entidade máxima do futebol argentino, a segunda divisão nacional tem seu início programado para 7 de novembro. A terceira e a quarta divisões e a liga profissional feminina começarão em 23 de novembro, enquanto a quinta divisão será retomada em 6 de dezembro. 

Além disso, haverá um sorteio nesta sexta-feira (16), que irá definir o novo formato do torneio, a partir das 14h00 (horário de Brasília) no município de Ezeiza, localizado nos arredores da capital Buenos Aires. 

O comentarista da emissora Tyc Sports, Esteban Edul, explicou sobre como será feita a divisão do novo chaveamento:

“No pote 1, estarão os cabeças de chave: Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing, San Lorenzo e Vélez Sarsfield. No segundo pote estão Estudiantes de La Plata, Colón, Gimnasia, Newell’s Old Boys, Rosario Central e Unión Santa Fé. No pote 3 estão os times do interior: Aldosivi, Atlético Tucumán, Central Córdoba, Godoy Cruz, Patronato e Talleres. E no último pote temos as equipes do AMBA (cidades que compõem a região em torno de Buenos Aires): Argentinos Juniors, Arsenal de Sarandí, Banfield, Defensa Y Justicia, Huracán e Lanus”.

O jornalista argentino, explica duas possibilidades para a disputa do torneio, “Serão seis zonas com quatro times cada, todos contra todos e jogos de ida/volta. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a próxima fase e garantem vaga para a Taça Libertadores de 2021. Por outro lado, os dois últimos colocados buscarão vaga na Copa Sul-Americana. A outra possibilidade será com dois grupos com seis equipes (todos brigam por vaga em competições sul-americanas), onde todos jogam contra todos, mas em turno único. Os dois primeiros das melhores zonas, farão a final do torneio para definir o campeão e classificados para a próxima Libertadores. Enquanto que os dois primeiros dos piores grupos disputarão uma final para ver quem joga contra o perdedor da decisão pelo título, para se ingressar na Copa Sul-Americana 2022” conclui.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.