PGM implanta sistema informatizado para processos administrativos e judiciais

A Procuradoria Geral do Município (PGM) dará início à automatização dos processos administrativos e integração dos judiciais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com os tribunais. Os trabalhos serão realizados por meio da Coreplan Gestão e Tecnologia, empresa licitada para este fim. Na quarta-feira (14), servidores dos departamentos de Execução Instrumental (Dein) e assessorias jurídicas da PJF passaram por capacitação, com instruções sobre a sistematização dos processos. Na terça-feira (13), secretários de diversas pastas da PJF se reuniram para conhecer o sistema, responsável por otimizar a análise jurídica desses processos.

De acordo com o procurador-geral do Município, Edgar Souza Ferreira, “o trabalho informatizado permitirá celeridade das manifestações da Procuradoria, proporcionando maior agilidade e segurança na tomada de decisões pelos gestores. O processo eletrônico também terá maior uniformidade das posições jurídicas da PGM, observando precedentes e pareceres referenciais e normativos. A partir da implantação do sistema informatizado, as manifestações jurídicas serão cem por cento eletrônicas”.

O procurador-adjunto, Ricardo Calazans, ressaltou que a entrada da PGM no Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAEFM), em 2017, possibilitou o início dessas atividades no Município. Ele destacou, ainda, que, diante do grande volume de processos judiciais, a tratativa manual desse acervo se revelava muito complexa, o que será solucionado com a automatização e o uso da inteligência artificial.

De acordo com o diretor da Coreplan, Karlos Emanuel Vieira de Freitas, “a empresa, através da implantação de seu Sistema de Processos Automatizados (SPA), espera automatizar, integrar e modernizar os processos administrativos e judiciais da PGM, contribuindo para que os processos da instituição sejam despachados de forma mais rápida, reduzindo os custos operacionais para o Município, contribuindo, ainda, para evitar perdas relacionadas aos processos judiciais, e a otimização das receitas tributárias provenientes da Dívida Ativa”.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.