Projeto promove evento de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Tendo em vista, a campanha do Outubro Rosa, que se configura como um movimento para a promoção e a conscientização nas ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o projeto de extensão “De peito aberto: programa de prevenção e acompanhamento integrado no câncer de mama HU/UFJF” realizará evento para acolher e orientar o público. A atividade será realizada a partir das 18h, nos próximos dias 21 e 22, pelo Youtube, e as inscrições devem ser realizadas até o primeiro dia da ação por meio de formulário eletrônico.

O evento on-line “Rosas de Outubro: tendências da primavera – nossas diferenças fazem a diferença” tem como público-alvo estudantes da área da saúde, docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs), profissionais, tanto da UFJF quanto de outras instituições de ensino, além das mulheres que integram o Grupo de Acompanhamento Integrado (GAI – De Peito Aberto) que, no momento, estão acompanhadas pela modalidade de Telecuidado/Cuidado por toda a equipe do projeto.

De acordo com a coordenadora da ação, a professora Jaqueline Bittencourt, o Outubro Rosa é um evento nacional e internacional, acontecendo em todos os municípios brasileiros, que se juntam às campanhas de conscientização da população, especialmente do público feminino, acerca da importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo do útero. “Ocorre entre os dias 1º a 31 de outubro. Diversas atividades são realizadas, com instituições, lojas e grifes colaborando com a disseminação de informações e com a realização de diagnósticos precisos, gratuitamente, com o objetivo de alertar as mulheres a respeito da necessidade de cuidar da própria saúde.”

Além disso, destaca que, desse modo, no Outubro Rosa, a comunidade em geral é o público-alvo, embora seja voltado às mulheres, que estão mais propensas a desenvolver o câncer de mama e de colo do útero. “O movimento conclama não só para o cuidado, mas também para o autocuidado. Todos temos importância acerca da conscientização e sobre a necessidade do diagnóstico precoce ampliando assim, as chances de cura, sobrevida e controle da doença.”

Segundo o coordenador de Ações de Extensão no exercício da Pró-Reitoria de Extensão, Diogo Mendes, é necessário que a Universidade, neste contexto adverso provocado pela pandemia de Covid-19, continue presente junto à sociedade na qual ela se faz inserida. “É fundamental mantermos o relacionamento e o diálogo com os beneficiários de nossas ações de extensão. Ainda mais numa temática tão importante como a promovida pelo evento da Faculdade de Enfermagem, relacionada ao câncer de mama, que é o segundo com maior incidência na população feminina brasileira. É importante, ainda mais nesse contexto de isolamento social, que sejam promovidas ações que busquem abordar as mudanças causadas nas mulheres durante o tratamento do câncer, ressaltando a necessidade contínua do autocuidado, da autoestima e do reconhecimento da identidade de cada uma delas.”

Cuidados

Para esclarecer dúvidas, a coordenadora do projeto de extensão, Jaqueline Bittencourt, conversou com o portal da UFJF, confira:

– Portal UFJF: Quais cuidados são recomendados para que as mulheres cuidem da saúde em relação ao câncer de mama?

– Jaqueline Bittencourt: Sabe-se que o câncer mamário, ainda é um problema de saúde pública de grande relevância no nosso país. Responsável pela frequente causa de morte por câncer no sexo feminino. Cuidar-se e ficar atenta a alguns sinais e sintomas são ações importantes para prevenção e combate a essa doença. No entanto, existem fatores de risco que podemos mudar, tais como: prática de atividade física, manutenção do peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor. Do mesmo modo, o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. Em relação à avaliação das mamas, o Ministério da Saúde preconiza o rastreio a cada dois anos a partir dos 50 anos de idade. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda um acompanhamento um pouco mais precoce, a partir dos 40 anos, anualmente. Existem prós e contras para cada grupo e faixa etária e a forma de acompanhamento. As estratégias de prevenção em geral tem grande amplitude. Em uma conversa com a mulher, além do câncer de mama, é importante que o enfermeiro ou profissional de saúde fale de outras doenças, como o risco cardiovascular, hipertensão, diabetes, o envelhecimento saudável. Explicarmos que existe risco, contudo, se ela tiver uma estratégia de mudança de hábitos, terá uma diminuição dos riscos e caso tenha um diagnóstico de câncer de mama, o risco de recidiva é muito menor, aumentando suas chances de cura.

– Portal UFJF: Quais as recomendações sobre o autoexame?

– Jaqueline Bittencourt: O Instituto Nacional de Câncer (Inca), orienta que a mulher faça a observação e a apalpação das mamas sempre que se sentir confortável (no banho, na troca de roupa ou em outra situação do dia a dia), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame ou periodicidade. Isto é, a mulher deve estar atenta ao seu corpo e reconhecer as possíveis alterações suspeitas e procurar um serviço de saúde o mais cedo possível. Os principais sintomas do câncer de mama são nódulos endurecidos; alterações na pele ou retrações; saída de secreção espontânea pelo mamilo; alterações no mamilo; e gânglios aumentados na região da axila (INCA); no entanto, o ideal é diagnosticar o câncer de mama na ausência de sintomas, pelo exame de mamografia (disponibilizado pelo SUS).

– Portal UFJF: Homens também podem ter câncer de mama. Quais cuidados devem ser tomados por esse público?

– Jaqueline Bittencourt: A orientação aos homens é a visita médica periódica e aos serviços de saúde para os exames de controle, bem como a atenção a possíveis mudanças nas mamas a sinais como dor, sensibilidade, caroços ou o aumento do volume das mamas, e a procura ao profissional médico o quanto antes. Além disto, o aumento do volume mamário (ginecomastia) pode estar relacionado a alterações hormonais e não ao câncer propriamente dito, contudo fatores relativos à faixa etária ou a problemas hormonais tem que ser investigado, uma vez que cada pessoa tem uma história. Assim, a atitude preventiva com a prática de atividades físicas, o controle da obesidade, a alimentação balanceada, entre outras são fundamentais para a manutenção da saúde do homem que quer ficar longe do câncer de mama, já que, pode também atingir homens, embora em apenas 1% dos casos.

Confira a programação de Rosas de Outubro: tendências da primavera – nossas diferenças fazem a diferença

Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres brasileiras representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 2020. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos novos a cada cem mil mulheres.

O Inca recomenda a conscientização; a importância de compartilhar informações sobre o câncer de mama; a promoção do conhecimento sobre a doença e do acesso aos serviços seja por diagnóstico e tratamento seja para contribuir para a redução da mortalidade, o que vem a reforçar os três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.