COB integra Fórum Brasileiro Antidopagem, criado pelo Governo Federal

Na última quarta-feira (7), foi oficialmente criado, através de Decreto Presidencial, o Fórum Brasileiro Antidopagem, com o objetivo de discutir e monitorar assuntos relacionados aos temas do controle de dopagem e do Jogo Limpo. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma das 11 instituições do colegiado, que será liderado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e se reunirá pelo menos duas vezes ao ano. A iniciativa cumpre uma exigência da Unesco para que os países sigam em conformidade com as diretrizes mundiais para o controle da dopagem no esporte.

“A iniciativa do Governo Federal de criar o Fórum Brasileiro Antidopagem é bastante oportuna e para o COB é uma honra muito grande fazer parte deste grupo de discussão. É muito importante termos todos os agentes reunidos para tratar de um tema tão relevante para a manutenção do esporte limpo e justo para todos”, afirmou o gerente de Educação e Prevenção ao Doping do COB. 

O Fórum terá o papel de observar se a Convenção Internacional Contra o Doping no Esporte está sendo cumprida. Além disso, ele pode propor estratégias à ABCD e diretrizes ao Conselho Nacional do Esporte, e terá que fornecer dados, cooperar e auxiliar na tarefa de combate à dopagem.

“É a antidopagem ganhando força e expressividade no mundo esportivo e político, com o Fórum sendo instituído por um Decreto Presidencial que reconhece todos os atores envolvidos para que o Brasil siga em conformidade perante a Agência Mundial Antidopagem e a Unesco”, destacou Luísa Parente, secretária nacional da ABCD.

Os integrantes e suplentes do Fórum serão nomeados ainda este mês e a primeira reunião será marcada em seguida. Se as contribuições e o diálogo entre os atores da antidopagem se davam de maneira informal, agora haverá um espaço mais abrangente. Um exemplo é a atuação da Polícia Federal, que junto a correspondentes de outros países, se reuniram por intermédio da Interpol (Polícia Internacional) para discutir ações conjuntas e formas de atuação nacionais.

Fazem parte do Fórum Brasileiro Antidopagem os seguintes órgãos e instituições:

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD (Presidência)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Comissão de Autorização de Uso Terapêutico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (CAUT/ABCD)

Comissão Nacional de Atletas (CNA)

Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD)

Justiça Desportiva Antidopagem (JAD)

Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD)

Polícia Federal

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.