Iniciada no dia 9 do último mês, a Campanha da Vacinação Antirrábica, foi encerrada na última terça-feira (29), com saldo positivo. As atividades tiveram 15 dias de duração e 32 localidades foram visitadas, com utilização de postos fixos e móveis.
Conforme o balanço divulgado pelo Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS), um total de 9.792 animais receberam suas doses da vacina, sendo 8.570 cães e 1.222 gatos.
O levantamento final deste ano, foi superior em relação a 2019. Naquela ocasião, foram vacinados 7.063 cães e 1.052 gatos, um total 8.115 animais na zona rural.
O supervisor José Geraldo de Castro Júnior esclarece que “a campanha é voltada para esses animais por serem os principais transmissores da raiva ao ser humano”. Ele ficou com receio de que a pandemia da Covid-19 produzisse reflexo negativo na campanha, mas aconteceu o contrário. Ele e os demais técnicos constataram aumento do número de pessoas que buscaram refúgio em sítios e granjas e aproveitaram para vacinar animais. A expansão imobiliária na zona rural também foi observada, com a criação de novos condomínios e consequente aumento também do número de animais.
A segunda e última etapa da campanha será cumprida na zona urbana, no dia 24 de outubro. As vacinas já se encontram na Superintendência Regional de Saúde.