Em sorteio realizado nesta quinta-feira (1) em Genebra na Suíça, a União das Associações de Futebol Europeu (UEFA), realizou o sorteio de definição dos grupos da Liga dos Campeões, temporada 2020/2021. A nova edição irá presentear aos apaixonados por futebol, um momento histórico: haverá o confronto Messi x Cristiano Ronaldo, pela primeira vez nesta fase. Isso porque Barcelona e Juventus foram sorteados para o mesmo grupo. A grande decisão da Champions será no dia 29 de maio do próximo ano, no Estádio Olímpico Ataturk em Istambul na Turquia.
Confira os grupos
Grupo A: Bayern de Munique (Alemanha), Atlético de Madrid (Espanha), Red Bull Salzburg (Áustria) e Lokomotiv Moscou (Rússia);
Grupo B: Real Madrid (Espanha), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Internazionale (Itália) e Borussia Mönchengladbach (Alemanha);
Grupo C: Porto (Portugal), Manchester City (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Olympique de Marselha (França);
Grupo D: Liverpool (Inglaterra), Ajax (Holanda), Atalanta (Itália) e Midtjylland (Dinamarca);
Grupo E: Sevilla (Espanha), Chelsea (Inglaterra), Krasnodar (Rússia) e Rennes (França);
Grupo F: Zenit (Rússia), Borussia Dortmund (Alemanha), Lazio (Itália) e Brugge (Bélgica);
Grupo G: Juventus (Itália), Barcelona (Espanha), Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Ferencváros (Hungria);
Grupo H: Paris Saint-Germain (França), Manchester United (Inglaterra), RB Leipzig (Alemanha) e Istanbul Basaksehir (Turquia);
Data dos jogos
1ª rodada: 20 e 21/10
2ª rodada: 27 e 28/10
3ª rodada: 3 e 4/11
4ª rodada: 24 e 25/11
5ª rodada: 1 e 2/12
6ª rodada: 8 e 9/12
Prêmios
Após o término do sorteio, a entidade máxima do futebol europeu, divulgou também os vencedores dos prêmios de melhores jogadores e treinadores, tanto do futebol masculino quanto do feminino.
Na categoria de melhor jogador, o vencedor foi o polonês Robert Lewandowski do Bayern de Munique. O artilheiro do clube alemão na temporada, foi eleito melhor da Europa com 477 pontos, após votação entre 80 treinadores dos times participantes da última edição da Liga dos Campeões.
No futebol feminino, a ganhadora foi a dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea. Ela também foi eleita a melhor atacante da temporada.
Já entre os treinadores, Hansi Flick, do Bayern de Munique foi eleito melhor técnico do futebol masculino e a francesa Jean-Luc Vasseur, do Lyon, ganhou na votação de melhor técnica da Europa.
Prêmios por posição
Goleiro: Manuel Neuer; Defensor: Joshua Kimmich; Meia: Kevin de Bruyne; Atacante: Robert Lewandowski;
Goleira: Sarah Bouhaddi; Defensora: Wendie Renard; Meia: Dzsenifer Marozsán; Atacante: Pernille Harder;