CBAt promove convocação para o Mundial de Meia Maratona

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), promoveu a convocação de atletas para a disputa do Mundial de Meia Maratona, que será disputado no dia 17 de outubro, em Gdynia na Polônia. A competição seria realizada em março deste ano, mas deve de ser adiada por conta da pandemia do Coronavírus.

Foram chamados Ederson Vilela Pereira (Pinheiros), Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA) e Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro/Caixa) no masculino, além de Valdilene dos Santos Silva e Andreia Aparecida Hessel (ambas do Pinheiros), no feminino. Todos os atletas alcançaram os índices fixados pelos critérios de convocação estabelecidos pelo Conselho Técnico da CBAt. Foram convocados também o treinador Claudio Roberto de Castilho (SP), o médico André Luís Lugnani de Andrade (CBAt) e o fisioterapeuta Ricardo Zacharias de Souza (CBAt).

Seguindo as medidas de segurança e prevenção ao Coronavírus, estabelecidas nas Políticas de Saúde Pública da Polônia, todas as delegações deverão fazer o uso obrigatório de máscara em todos os locais públicos para toda a equipe, exceto quando sentados para a realização das refeições (a máscara deve ser colocada sempre que levantar da mesa, mesmo que seja por um breve momento). Ela pode ser retirada também no percurso da corrida, aquecimento e áreas de treinamento (deve ser usada enquanto se dirige a esses locais e nas áreas do hotel).

Além disso, a própria CBAt, irá fornecer o item de proteção, a partir do trecho internacional da viagem. É recomendado também evitar contato com com qualquer indivíduo que não esteja credenciado ou diretamente envolvido com a organização do evento. Há também o Protocolo de Liberação Médica, que envolve consultas médicas, aferição de sintomas de Covid-19 e exames de PCR na saída do Brasil e na chegada à Polônia:

“O protocolo é complexo, mas necessário. Temos de garantir que estamos todos saudáveis”, comentou o treinador Claudio Castilho. “Os atletas estão desde o início do ano sem competir e devem sentir falta de ritmo. Por isso, vão participar da etapa do Torneio da Federação Paulista, no dia 13, em Bragança Paulista.”

Ainda conforme o treinador, mesmo com a falta de ritmo, ele diz que acredita na superação dos atletas, durante a competição, Acho que mesmo com a falta de ritmo, os atletas vão se superar, pois não tem ninguém contundido. O Mundial é extremamente importante para a preparação do grupo, que pretende correr a Maratona de Valência, na Espanha, em 6 de dezembro. O grande objetivo é a obtenção do índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.