Unidade de saúde da PJF tem menção honrosa por trabalhos apresentados no Piauí

O aprimoramento de ações em saúde, com envolvimento de todos os profissionais, é possível. Isso foi comprovado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Furtado de Menezes, onde o processo foi acelerado a partir de março, com a chegada dos residentes multiprofissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ao Programa Saúde da Família (PSF). O reconhecimento veio este mês, com o recebimento de “menções honrosas” concedidas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foram duas: uma pela capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e outra voltada para toda a equipe da unidade. A supervisora Ana Márcia de Oliveira disse que a capacitação continuada foi incluída entre as atividades dos residentes, o que contribui para o aumento da experiência deles, ao mesmo tempo em que ajuda toda a equipe: “Eles já fazem parte do nosso trabalho”.

Os relatos da experiência dos residentes foram feitos na 18ª Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPI, realizada online, entre 22 e 24 de setembro. Os trabalhos foram intitulados “Capacitação Multiprofissional da Equipe Saúde da Família em Puericultura”, com abordagens sobre crescimento e desenvolvimento, calendário de vacinação, direitos da criança e do adolescente, amamentação e saúde bucal na infância, entre outras. A “Atuação dos Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família na Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)” foi outro tema apresentado, com tratamento de assuntos transversais, como violência contra a mulher e transtornos mentais.

Os trabalhos foram desenvolvidos por Daniel Jackson Gonçalves, residente como cirurgião dentista, Pâmela Soares Oliveira e Amanda Oliveira da Silva, em assistência social, e Magali Carla Cordeiro e Thalyta Nogueira de Souza, em enfermagem. Toda a equipe da UBS, cada um na sua área de conhecimento profissional, entretanto, contribuiu para a concretização de ações de educação permanente dos profissionais.

Os residentes foram convidados para levar a experiência à Universidade do Piauí. Pela UFJF, a orientação do grupo fica sob a responsabilidade da professora Isabel Cristina Gonçalves Leite, da área de odontologia. Na UBS eles são acompanhados pela supervisora Ana Márcia e Fernanda Martins Bertocchi, ambas da enfermagem, Eliana Neto, do serviço social, e Hélia Nehme, da odontologia.

A unidade dp Bairro Furtado de Menezes atende também à Vila Ozanam e parte da Vila Olavo Costa e do Poço Rico, em torno de seis mil pessoas. O aprimoramento dos profissionais é permanente. Os agentes, por exemplo, se reúnem com os residentes a cada 15 dias. Os assuntos são definidos de acordo com as necessidades identificadas.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.