O francês Pierre Gasly obteve deste domingo (6), sua primeira vitória na carreira, ao triunfar no Grande Prêmio da Itália, disputado em Monza. Além disso, marcou também o primeiro triunfo da equipe com nome Alpha Tauri e também coloca fim ao jejum de 24 anos sem vitória da França na categoria máxima do automobilismo mundial. A última conquista foi com Olivier Panis no GP de Mônaco de 1996.
A prova ficou marcada também pelo forte acidente de Charles Leclerc e também da punição de Lewis Hamilton, que liderava com tranquilidade até a primeira entrada do carro de segurança na pista. Na ocasião, a Haas de Kevin Magnussen ficou parada na entrada do pitlane. Aproveitando a oportunidade, Hamilton fez sua troca de pneus antes da abertura da janela, o que é proibido, como previsto no regulamento. Após a saída do carro de segurança, Charles Leclerc bateu forte com sua Ferrari e a prova teve de ser interrompida, pois a barreira de pneus ficou bagunçada em decorrência do impacto. Durante a paralisação, a direção de prova puniu Hamilton com um stop and go, no qual o piloto fica parado nos boxes durante 10 segundos e caiu para o fim do pelotão. A mesma punição foi dada a Antonio Giovinazzi da Alpha Romeo, pelo mesmo caso.
Enquanto isso Pierre Gasly assumiu a liderança e manteve posição até o fim, mesmo segurando a pressão de Carlos Sainz da McLaren, que terminou em segundo. A outra surpresa da prova foi Lance Stroll da Racing Point em terceiro. Completaram a zona de pontuação da quarta à décima colocações, respectivamente, Lando Norris (McLaren), Valtteri Bottas (Mercedes), Danil Ricciardo (Renault), Lewis Hamilton (Mercedes), Esteban Ocon (Renault), Daniil Kvyat (Alpha Tauri) e Sérgio Perez (Racing Point).
Na classificação do campeonato, Hamilton manteve a liderança com 164 pontos. Valtteri Bottas retomou aa vice-liderança, agora com 117 e Max Vertappen é o terceiro com 110. Já na tabela de construtores, a Mercedes lidera com 281 pontos, Red Bull é a vice-líder com 158 e a McLaren assume a terceira posição com 98 pontos. A próxima etapa da F1 será neste domingo (13) em Mugello, também na Itália.