Na manhã dessa quarta-feira (2), o prefeito Antônio Almas, acompanhado do secretário de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Amaury Couri, esteve nos bairros Santa Cruz, região norte, Borboleta, oeste, e Granjas Bethânia, nordeste, para conferir obras de drenagem em execução ou recentemente finalizadas.
“São três pontos que tinham sérios problemas no período das chuvas. Esse tipo de intervenção deve ser feito na estiagem, e é muito bom a SO estar podendo resolver isso antes que as chuvas cheguem. Tenho certeza que as famílias do entorno dormirão muito mais tranquilas”, afirmou Antônio Almas.
Na Rua Josefina Lawal Surerus, no Bairro Borboleta, foram construídos 30 metros de rede de drenagem, de 60 centímetros de diâmetro, e duas bocas de lobo, para melhorar a vazão das águas pluviais neste ponto, onde os alagamentos eram constantes. No momento, servidores colocam meio-fio, e depois será feita a recomposição asfáltica, pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav).
No Bairro Granjas Bethânia, a SO faz rede de drenagem, interligando as ruas Nhá Chica e Joaquim Borges Pereira. Serão 120 metros de nova rede, com 60 centímetros de diâmetro, em terreno íngreme. Um terço do trabalho já está concluído. Ali, a antiga rede gerou erosão no talude. A caixa do poço de visita (PV) descalçou e rompeu, fazendo com que a água da chuva descesse em grande quantidade, causando o processo. A previsão é de que as duas obras sejam finalizadas este mês.
Na estrada da Cachoeira, no Bairro Santa Cruz, a SO finalizou obras de drenagem, que visam minimizar o alagamento na região. Nas chuvas fortes, o curso d’água enchia, a ponto de passar por cima da estrada, deixando moradores sem passagem ou com dificuldades para atravessa-la. No local eram duas linhas de manilhas, de um metro de diâmetro, e foi colocada terceira, para aumentar a vazão. Além disso, foi feito rip-rap, para encabeçamento da rede.
Fonte: Assessoria