O Atlético-MG derrotou a equipe do Tombense por 1×0 e conquistou o Campeonato Mineiro pela 45ª vez em sua história, mantendo hegemonia de maior vencedor da competição. O jogo foi realizado nesse domingo (30) no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte.Os outros ganhadores do campeonato são Cruzeiro (38), América (16), Villa Nova (5), Siderurgia (2), Ipatinga (1) e Caldense (1).
O alvinegro havia vencido o primeiro jogo da grande decisão pelo placar de 2×1 e jogava por apenas um empate ou pela vitória, para levantar o caneco. Curiosamente, o jogo marcou também o primeiro título do técnico Jorge Sampaoli no Brasil.
Primeiro tempo
A etapa inicial do jogo, começou com o Atlético tomando as iniciativas e quase abriu o placar com a cabeçada de Alan Franco. O mesmo ajeitou a bola para Keno chutar de primeira e também esteve perto de colocar o alvinegro na frente do marcador.
Aos 40 minutos, Savarino aproveitou o bate e rebate na área do Tombense e empurrou a bola para o fundo do gol, entretanto o gol foi anulado. Já nos acréscimos, Guilherme Arana cobrou escanteio da direita e Jair cabeceou no canto direito do goleiro Felipe Garcia, marcando o primeiro gol para o Atlético no jogo.
Segundo tempo
Na volta para a parte final da decisão, o “Galo da Capital” seguiu dominando o jogo, mas com a vantagem no placar, preferiu se arriscar menos e o Tombense, que precisava vencer para ser campeão, pouco incomodou a defesa atleticana.
O Galo esteve perto de ampliar o placar, entretanto parou nas boas defesas do goleiro Felipe Garcia. Na reta final da partida, a nota negativa foi a expulsão do volante Allan, por empurrar o árbitro e fim de jogo, Atlético campeão mineiro 2020.
Seleção do campeonato
- Goleiro: Felipe Garcia (Tombense);
- Laterais: Guilherme Arana (Atlético) e Filipe Sousa (Caldense);
- Zagueiros: Cacá (Cruzeiro e Réver (Atlético);
- Meias: Nathan e Allan (Atlético), Juninho (América) e Ibson (Tombense);
- Atacantes: Ademir (América) e Rubens (Tombense);
- Técnico: Eugênio Souza (Tombense)