O Corpo de Bombeiros Militar, interditou na noite de domingo (30), um edifício de 20 apartamentos, localizado na Avenida Rio Branco, no Bairro Santa Luzia (Região Sul), o qual corre risco de desabamento, por conta de danos na estrutura. Os moradores acionaram a Defesa Civil e relataram sobre barulhos em uma das colunas da garagem do prédio.
Dos 20 apartamentos do imóvel, 14 foram desocupados e os familiares tiveram que deixar o local. Por conta do risco de desabamento, outros 25 imóveis localizados nas ruas Sarandira e Água Limpa, também foram interditados, no qual 31 famílias foram desalojadas de forma preventiva.
Na manhã dessa segunda-feira (31), duas equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local, junto com a Defesa Civil e um engenheiro estrutural, os quais realizaram novas vistorias no edifício e constataram estabilidade. Além disso, as ruas no entorno e as residências interditadas permanecem na mesma condição.
Durante o trabalho das equipes, foi feito esvaziamento por completo da caixa d’água de 14 mil litros do prédio afetado e todas as famílias foram conduzidas uma a uma, aos seus apartamentos para retirada de documentos, medicamentos e objetos essenciais. A mesma ação foi feita com os moradores dos outros imóveis interditados.
Para o subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, as moradias devem ficar inacessíveis, pelas próximas 48 horas e que as obras para reparar a estrutura danificada, devem ser iniciadas após o período de observação:
“Nós vamos aguardar até quarta-feira para saber se vai ter algum tipo de evolução. Ao mesmo tempo, a empresa (de engenharia, responsável pela intervenção) vai montar o canteiro e trazer o material para na quarta, caso permaneça a situação, já comece a fazer a estabilização do edifício”.