PJF doa feijão orgânico às entidades Abrigo “Santa Helena” e Fundação “Eunice Weaver”

Nesta quarta-feira, 26, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) fez entrega simbólica de 44 quilos de feijão orgânico, proveniente da unidade técnica de demonstração do Programa Produtor de Águas (PPA). Foram beneficiados o Abrigo “Santa Helena” e a Fundação “Eunice Weaver”.

O prefeito Antônio Almas ressaltou a ação do programa na administração pública, que “ultrapassou o olhar econômico e englobou o social, como vemos aqui hoje. Esta primeira safra doada mostra a importância da intersetorialidade, e que, com vontade de transformar, podemos fazer muitas coisas”.

A PJF, dentro do PPA, implantou duas unidades técnicas de demonstração (UTDs), situadas na Represa “João Penido”, totalizando aproximadamente dois hectares. As UTDs têm como objetivo o treinamento e a capacitação de agricultores em manejos sustentáveis, visando a integração da palmeira macaúba com outras espécies nativas, e o plantio de agricultura sintrópica, forma de cultivo que conserva a mata natural, associando-a à plantação de culturas alimentares, como feijão e milho. Ao mesmo tempo, esses modelos contribuem com o processo de fixação de água no manancial da Represa “João Penido”.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão da PJF, Rômulo Veiga, explicou que, além de criar alternativa de renda para esses produtores, a implantação do modelo é oportunidade de dinamizar o potencial de produção de alimentos no Município, que, mesmo apresentando 65% de área rural, não consegue atender a um por cento da demanda local: “Que estes 44 quilos de feijão se tornem toneladas no futuro”.

Este projeto trabalha conceitos importantes de desenvolvimento econômico sustentável, como a agricultura familiar, manejo, produção de água, geração de emprego e renda e preservação ambiental, através da recuperação de águas degradadas.

Os presidentes das entidades beneficiadas com a doação, Diógenes Augusto Pinheiro, da Fundação “Eunice Weaver”, e Antônio Carlos da Silva Estevão, do Abrigo “Santa Helena”, ressaltaram não só a importância desse gesto para a alimentação dos atendidos, como também a demonstração da capacidade do potencial de Juiz de Fora.

O Abrigo “Santa Helena” abriga população acima de 60 anos, tendo hoje 120 idosos, e a Fundação “Eunice Weaver” atende 20 pessoas com deficiência. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Tammy Claret, “essa entrega faz parte das ações que a Prefeitura promove, garantindo a segurança alimentar para aqueles que mais precisam no Município”.

O PPA e o projeto das UTDs são desenvolvidos através da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) e de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). A distribuição da primeira safra de feijão foi feita em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). O projeto contou com a parceria da AgPlast, com a doação das garrafas pet.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.