Guarda Municipal recebe equipamentos de enfrentamento ao Coronavírus

A Guarda Municipal (GM) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), receberá do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), equipamentos de segurança para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus. Os profissionais receberão luvas, máscaras e álcool gel 70%. 

A notícia chega dois meses após a corporação receber habilitação para firmar convênios junto à União. Em maio, Juiz de Fora foi uma das quatro cidades mineiras a preencher todos os pré-requisitos exigidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, para o credenciamento. Em todo o país, apenas 38 cidades conseguiram cumprir as etapas de regularização.

O órgão continua exercendo suas funções pelo município, uma vez que está na lista de serviços essenciais, na qual os guardas atuam diretamente em contato com o público nas ruas. 

O recebimento dos materiais está condicionado à habilitação obtida pela GMJF. Graças ao seu credenciamento, Juiz de Fora entrou para a lista das cidades em condições de pleitear financiamento a projetos para a área de segurança e firmar convênios com demais órgãos de segurança pública, inclusive com o próprio Ministério. 

O processo de integração do município ao credenciamento passou, principalmente, pela total regulamentação jurídica da instituição, tendo diversas etapas de comprovação documental. Somaram-se a isso o respaldo de órgãos de controle social, como a preexistência de ouvidoria, corregedoria e Conselho de Segurança no Município.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.