Ex-piloto de F1 e atual atleta paralímpico, Alessandro Zanardi, passa por terceira cirurgia na cabeça

O ex-piloto de F1 e atual atleta paralímpico, o italiano Alessandro Zanardi, 53 anos, passou pela terceira cirurgia na cabeça e permanece em coma induzido e respira com ajuda de aparelhos, segundo boletim do Hospital Le Scotte de Siena. Zanardi sofreu um acidente ciclístico no dia 19 de junho, quando teve lesões na cabeça, ao ser atropelado por um caminhão, enquanto participava de uma volta ciclística na região de Toscana na Itália e entrou acidentalmente em uma pista onde havia tráfego de veículos.

O professor Paolo Gennaro, diretor da unidade de cirurgia maxilofacial do hospital de Siena, informou sobre a cirurgia através do comunicado oficial: 

“O paciente foi submetido a uma nova cirurgia, realizada pelos profissionais da maxilofacial e neurocirurgia, visando à reconstrução crânio-facial e estabilização das áreas afetadas pelo trauma. As fraturas eram complexas.”

Por pedidos da família de Zanardi, o hospital só divulgará novos boletins apenas quando houver informações importantes. Até agora, os médicos não informaram exatamente quais são as lesões na cabeça de Zanardi:

“O caso exigiu uma programação cuidadosa que utilizou tecnologias computadorizadas, digitais e tridimensionais, feitas sob medida para o paciente. A complexidade do caso era bastante singular, mesmo que seja um tipo de fratura que rotineiramente enfrentamos em nosso centro. Sua condição permanece estável do ponto de vista cardiorrespiratório e metabólico, e severa do ponto de vista neurológico”.

Carreira no automobilismo

Alessandro Zanardi estreou na F1 em 1991 pela extinta equipe Jordan, disputando as últimas 3 etapas daquela temporada. Em 1992 foi convidado para substituir o brasileiro Christian Fittipaldi na extinta Minardi. Em 1993 foi contratado pela também extinta Lotus e marcou seu primeiro ponto no GP do Brasil. Após esse feito, ele teve um acidente de bicicleta e lesionou seu pé esquerdo. Diante disso, disputou apenas mais duas provas.

Em 1994 foi mantido no time inglês, mas como piloto de testes e foi substituto do português Pedro Lamy. Mesmo assim Zanardi não teve bom rendimento no restante do ano.

No período de 1996 a 1998, competiu na extinta Champ Car, pela tradicional equipe Target Chip Ganassi. No ano seguinte em 1999, retornou à F1 pela Williams, mas sem boas exibições e largou definitivamente a categoria.

Em 2001 sofreu um grave acidente no circuito oval EuroSpeedway Lausitz na Alemanha e teve suas duas pernas amputadas. Após o grave acidente, ele competiu em carros de turismo de 2005 a 2009.

Atleta paralímpico

Em 2007, Alessandro Zanardi se tornou atleta paralímpico de ciclismo. Disputou as Olimpíadas de 2012 em Londres e 2016 no Rio de Janeiro, acumulando 4 medalhas de ouro e 2 de prata.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.