Após cerca de 4 meses sob muitas dúvidas e muita expectativa, a temporada 2020 da F1 começou nesta sexta-feira (3), com direito a dobradinha da Mercedes na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio da Áustria. Atual hexacampeão Lewis Hamilton foi o mais rápido com o tempo de 1:04.816. Seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas foi o segundo com 1:05.172. Vencedor do GP da Áustria nos últimos dois anos, Max Verstappen foi o terceiro colocado, a 0s6 da melhor marca.
Entre os cinco primeiros colocados do treino, o espanhol Carlos Sainz da McLaren foi o quarto colocado com 1:05.431 e a surpresa do dia ficou com o mexicano Sergio Perez, levando sua Racing Point para o 5º lugar com o tempo de 1:05;512. Quanto às Ferraris, treinaram somente com pneus médios e Charles Leclerc foi apenas o décimo colocado, a 1s1 de Hamilton, enquanto o aniversariante do dia Sebastian Vettel, que deixará a Ferrari no fim do ano, acabou em 12º. Completaram os dez primeiros, do sétimo ao nono lugares, Alexander Albon (RBR), Daniel Ricciardo (Renault) e Kevin Magnussen (Haas).
Dentre os 20 pilotos, apenas o francês Romain Grosjean da Haas não participou do treino, em decorrência de vazamento de fluído do freio e completou apenas duas voltas.
Resultados finais
Treino Livre 2
Na segunda sessão do dia, mais uma vez a Mercedes fez dobradinha e Lewis Hamilton novamente foi o mais rápido, cravando a volta mais rápida do fim de semana até o momento, com 1:04.304. O inglês ficou à frente de seu companheiro Valtteri Bottas, que fechou o treino com o tempo de 1:04.501, tudo indica que as Mercedes vão dominar o fim de semana. A surpresa da sessão foi Sergio Perez, levando sua Racing Point para o terceiro lugar com 1:04.945.
Após um desempenho ruim pela manhã, a Ferrari voltou bem e Sebastian Vettel terminou a sessão em 4º com 1:04.961, porém, seu companheiro Charles Leclerc, pole position em Spielberg no ano passado, foi apenas o nono colocado. Daniel Ricciardo da Renult fechou o top 5 com 1:04.972. Outra equipe que colocou seus dois carros entre os dez primeiros foi a McLaren, com Lando Norris em sexto e Carlos Sainz em décimo. Com problemas no acerto do carro, Max Verstappen foi apenas o oitavo colocado.
A próxima sessão de treinos livres para o GP da Áustria, será neste sábado (4), o terceiro treino livre começa às 07h00 e o treino de classificação será às 10h10. A corrida será no domingo (5) às 10h10 e contará com 71 voltas.